Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Herivelto Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Viana, Lucas Satle Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:37:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:37:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Lucas Satle Oliveira. A transferência entre o amor, o desejo e o saber: uma leitura do Seminário VIII de Lacan. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51683 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado concentra-se na exploração aprofundada do conceito
de transferência em Jacques Lacan, com foco central no Seminário VIII, no qual o
renomado psicanalista francês aborda de maneira inovadora tal temática, tomando como
referência o Banquete de Platão. A obra platônica foi fundamental para esclarecer a
estrutura complexa da transferência, em contraste com as interpretações de seus
contemporâneos, adeptos da Psicologia do Ego. Estes tendiam a reduzi-la
principalmente a fenômenos contratransferenciais, defendendo uma suposta
reversibilidade entre as posições de analista e analisante. O objetivo principal é, então,
analisar a intrincada relação entre a transferência, o amor, o desejo e o saber, conforme
interpretados por Lacan em sua leitura original e não ortodoxa do diálogo platônico,
com especial ênfase na interação entre os personagens Sócrates e Alcebíades. O
Banquete, ao abordar diretamente o amor e o desejo na sua relação com a falta,
proporciona a Lacan um terreno fecundo para investigar a complexa dinâmica da
transferência. O conceito de falta revela-se fundamental para alcançar o objetivo
proposto neste estudo. Um dos principais resultados dessa dissertação foi a constatação
de que o objeto almejado pelo sujeito no desejo, em suas diversas manifestações, nunca
corresponde exatamente ao que é encontrado. Essa falta é crucial na dinâmica da relação
de objeto na perspectiva psicanalítica, uma vez que a frustração inerente a essa busca
confere ao dom um significado mais profundo do que a simples presença ou ausência do
objeto em si. O verdadeiro cerne da questão é o amor daquele que é capaz de
transformar o objeto em um dom. Assim, há algo além da própria relação amorosa que é
essencialmente ausente e só pode ser oferecido enquanto tal. É somente quando algo
está ausente no amor, tornando-o incompleto e distinto de uma fusão, que ele pode
ocorrer entre dois sujeitos que, por serem indivíduos distintos, nunca poderiam se fundir
em um único ser ou desejar exatamente a mesma coisa. O interessante da leitura
lacaniana do Banquete é o seu estilo marcado por aparentes contradições, contrastes,
ambiguidades, significações não evidentes, e sentidos que não se fecham em uma
definição, o que à primeira vista pode causar uma espécie de confusão nos leitores, mas
que em contrapartida, é capaz de criar uma rede de significantes onde as ideais são
continuamente pensadas e reformuladas. É o que acontece, por exemplo, com o termo agalma retirado do Banquete, que é comparado ao conceito de objeto parcial, o objeto
do desejo em torno do qual gira a transferência clínica. Ao abordar a intricada interrelação entre transferência, amor, desejo e saber esta dissertação busca fornecer uma
compreensão mais profunda da contribuição lacaniana para a teoria psicanalítica. Além
disso, propõe uma reflexão crítica sobre as aparentes contradições e inovações
introduzidas por Lacan, desafiando paradigmas estabelecidos e contribuindo para uma
compreensão mais abrangente da complexidade clínica que envolve a transferência,
assim como o papel do analista e o seu desejo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A transferência entre o amor, o desejo e o saber: uma leitura do Seminário VIII de Lacan | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transferência (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desejo (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agalma | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's dissertation focuses on the in-depth exploration of the concept of
transference in Jacques Lacan, with a central focus on Seminar VIII, where the
renowned French psychoanalyst innovatively addresses this theme, drawing upon
Plato's Symposium as a primary reference. Plato's work was instrumental in elucidating
the complex structure of transference, in contrast to the interpretations of his
contemporaries, proponents of Ego Psychology. They tended to reduce it mainly to
countertransference phenomena, advocating for a supposed reversibility between the
positions of analyst and analysand. The main objective is to analyze the intricate
relationship between transference, love, desire, and knowledge, as interpreted by Lacan
in his original and unorthodox reading of Plato's dialogue, with a special emphasis on
the interaction between the characters Socrates and Alcibiades. The Symposium, by
directly addressing love and desire in their relation to lack, provides Lacan with fertile
ground to investigate the complex dynamics of transference. The concept of lack proves
fundamental in achieving the objectives outlined in this study. One of the main findings
of this dissertation was the realization that the object sought by the subject in desire, in
its various manifestations, never exactly corresponds to what is found. This lack is
crucial in the dynamics of object relations from a psychoanalytic perspective, as the
inherent frustration in this pursuit imbues the gift with a deeper significance than the
mere presence or absence of the object itself. The true essence of the issue lies in the
love of the one who is capable of transforming the object into a gift. Thus, there is
something beyond the love relationship itself that is essentially absent and can only be
offered as such. The interesting aspect of Lacan's reading of the Symposium lies in its
style marked by apparent contradictions, contrasts, ambiguities, non-evident meanings,
and senses that do not close in on a definition. This may initially cause confusion
among readers, but conversely, it is capable of creating a network of signifiers where
ideas are continuously thought and reformulated. This is exemplified, for instance, by
the term "agalma" taken from the Symposium, which is compared to the concept of a
partial object, the object of desire around which clinical transference revolves. By addressing the intricate interrelation between transference, love, desire, and knowledge,
this dissertation seeks to provide a deeper understanding of Lacan's contribution to
psychoanalytic theory. Furthermore, it proposes a critical reflection on the apparent
contradictions and innovations introduced by Lacan, challenging established paradigms
and contributing to a more comprehensive understanding of the clinical complexity
involving transference, as well as the role of the analyst and their desire. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|