Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rufinoni, Priscila Rossinetti | pt_BR |
dc.contributor.author | Matos, Thainá dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:37:35Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:37:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-19 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Thainá dos Santos. “O muturo da nossa história”: o cinema como contribuição para pensar sobre a construção de Brasília. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51685 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca refletir sobre a construção de Brasília a partir do filme A cidade é uma só?,
de Adirley Queirós. Nesse contexto, o ponto de partida é a reflexão histórica que escapa da
narrativa tradicional do progresso, trazendo à tona vozes silenciadas que, por meio de obras
como a mencionada, ganham visibilidade tanto para os cidadãos quanto para a área acadêmica.
Por essa ótica, diferentemente do enfoque na construção da cidade moderna centrada no Plano
Piloto e nas rodovias que atravessam o Brasil, este estudo aborda a formação de Ceilândia,
Região Administrativa do Distrito Federal. Dessa forma, o filme de Adirley resgata partes da
história omitidas pela narrativa dominante do progresso. Essa abordagem guia a construção dos
capítulos desta Dissertação, os quais seguem a reorganização proposta pela montagem
cinematográfica. No filme, os registros apresentados são resgatados pelos próprios moradores
que participaram do processo, unindo passado e presente pela edição que compõe a narrativa.
Por meio dessa montagem que remonta o modo de contar a história, o interesse é indicar o
cinema como uma possibilidade revolucionária de narrativa histórica, tanto por sua forma de
produção e reprodução quanto por sua adequação ao modo de recepção das massas, cuja
percepção é alterada pelas mudanças na produção e organização social. Para tanto, faz-se-á a
análise do cinema como possibilidade técnica e influência política e histórica, fundamentando
a argumentação pelo filósofo Walter Benjamin, especialmente por seu ensaio A obra de arte na
era de sua reprodutibilidade técnica e pelo texto Sobre o conceito de História, além de outras
contribuições selecionadas que corroboram a reflexão proposta. Apesar de haver o
reconhecimento sobre a complexidade do pensamento de Benjamin, não se deve ignorar suas
contribuições ainda tão pertinentes e necessárias, especialmente para compreender o papel
marginalizado e criador do cinema quando este mantém sua infraestrutura independente no
cenário dominado pelo capitalismo audiovisual. Diante disso, o maior interesse deste estudo é
compreender o cinema como contraponto à visão histórica do progresso, explorando a proposta
de Benjamin sobre a "politização da arte". E, nessa perspectiva, almeja-se entender o cinema
como uma possibilidade de narrar a história no presente, integrando os indivíduos como
protagonistas na sua (re)produção, sobretudo no caso da história de Brasília. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “O muturo da nossa história” : o cinema como contribuição para pensar sobre a construção de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas históricas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Queirós, Adirley, 1970- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Benjamin, Walter, 1892-1940 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to reflect on the construction of Brasília through the film A cidade é uma só?
by Adirley Queirós. In this context, the starting point is a historical reflection that deviates from
the traditional narrative of progress, bringing to light silenced voices that, through works like
the aforementioned, gain visibility for both citizens and the academic community. From this
perspective, unlike the focus on the construction of the modern city centered on the Pilot Plan
and the highways that traverse Brazil, this study addresses the formation of Ceilândia, an
Administrative Region of the Federal District. In this way, Adirley's film rescues parts of
history omitted by the dominant narrative of progress. This approach guides the construction of
the chapters of this Dissertation, which follow the reorganization proposed by cinematic
montage. In the film, the records presented are rescued by the residents themselves who
participated in the process, uniting past and present through the editing that composes the
narrative. Through this montage that reconstructs the mode of storytelling, the interest is to
indicate cinema as a revolutionary possibility for historical narrative, both for its form of
production and reproduction and for its adaptation to the mode of mass reception, whose
perception is altered by changes in production and social organization. To this end, cinema is
analyzed as a technical possibility and political and historical influence, grounding the
argument in the philosophy of Walter Benjamin, especially his essay The Work of Art in the
Age of Mechanical Reproduction and the text On the Concept of History, along with other
selected contributions that support the proposed reflection. Despite recognizing the complexity
of Benjamin's thought, his contributions remain pertinent and necessary, especially to
understand the marginalized and creative role of cinema when it maintains its independent
infrastructure in a scenario dominated by audiovisual capitalism. Therefore, the main interest
of this study is to understand cinema as a counterpoint to the historical vision of progress,
exploring Benjamin's proposal of the "politicization of art." From this perspective, it seeks to
understand cinema as a possibility to narrate history in the present, integrating individuals as
protagonists in its (re)production, especially in the case of the history of Brasília. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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