Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kleber Aparecido da | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Lauro Sérgio Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T20:39:32Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T20:39:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-01 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Lauro Sérgio Machado. Formação continuada de professores de inglês e internacionalização da educação: uma pesquisa-ação colaborativo-crítica. 2024. 339 f. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51693 | - |
dc.description.abstract | Esta Tese fundamenta-se na Linguística Aplicada Crítica, a qual se compromete com aspectos
práticos e situados da linguagem, bem como em discussões críticas sobre a Formação
Continuada de Professores de Línguas e sobre a Internacionalização da Educação. Resulta de
uma pesquisa qualitativo-interpretativa, motivada pela necessidade de Formação Continuada
de Professores de Inglês devido à Internacionalização da Educação. O objetivo foi investigar a
construção colaborativa de sentidos de (trans)formação docente no processo de
Internacionalização da Formação Continuada de Professores de Inglês na Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal de EPT). Primeiramente,
realizou-se uma pesquisa documental sobre políticas educacionais, a qual revelou um Programa
de Formação Continuada Internacional para Professores de Inglês implementado no Brasil.
Esses documentos foram analisados pela Abordagem do Ciclo de Políticas. Posteriormente,
desenvolveu-se um Curso Temático On-line com 3 professores efetivos de Inglês da Rede
Federal de EPT, orientado pela metodologia Pesquisa-Ação Colaborativo-Crítica, que
funcionou como espaço de formação docente e geração de dados. A análise dos dados, gerados
por Questionário e Sessões Reflexivas, foi feita por meio de interpretações qualitativas sob a
ótica da Linguística Aplicada Crítica. Os resultados mostraram que as Políticas de
Internacionalização da Formação Continuada de Professores de Inglês se alinham à pauta de
organismos internacionais que defendem a Internacionalização da Educação como estratégia de
garantir qualidade à Educação. A análise das representações discursivas dos professores indicou
a construção de sentidos de (trans)formação docente conectados à ressignificação da prática em
sala de aula, ao estímulo ao trabalho colaborativo com os pares, à construção da identidade de
professor pesquisador, ao reposicionamento da Língua Inglesa na Internacionalização da
Educação, ao investimento em Formação Continuada em Internacionalização da Educação e ao
fortalecimento da agência docente nesse contexto. Defende-se a tese de que, em razão das
demandas impositivas da Internacionalização da Educação, o investimento em Formação
Continuada em Internacionalização da Educação orientada pela Pesquisa-Ação ColaborativoCrítica contribui para a construção de sentidos de (trans)formação nos professores de Língua
Inglesa, a fim de que eles possam fomentar, de maneira situada, uma Educação Linguística que
seja intercultural, crítica, sustentável e ética. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores de inglês e internacionalização da educação : uma pesquisa-ação colaborativo-crítica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internacionalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa-ação em educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is based on Critical Applied Linguistics, which is committed to practical and situated
aspects of language, as well as critical discussions on the continuing education of language
teachers and the internationalization of education. It results from qualitative-interpretative
research motivated by the need for the continuous professional development of English teachers
due to the internationalization of education. The aim was to investigate the collaborative
construction of meanings of teaching (trans)formation in the internationalization process of the
continuing education of English teachers in the Federal Network of Vocational, Scientific, and
Technological Education (Federal Network of EPT). Initially, documentary research on
educational policies was conducted, which revealed an International Continuing Education
Program for English teachers implemented in Brazil. These documents were analyzed using the
Policy Cycle Approach. Subsequently, an online thematic course was designed with three
permanent English teachers from the Federal Network of EPT, guided by the CollaborativeCritical Action Research methodology, which served as a space for teacher education and data
generation. The data analysis, generated through a Questionnaire and Reflective Sessions, was
conducted using qualitative interpretations from the perspective of Critical Applied Linguistics.
The results showed that the internationalization policies of continuing education for English
teachers align with the agenda of international organizations that advocate for the
internationalization of education as a strategy to ensure quality education. The analysis of the
teachers’ discursive representations indicated the construction of meanings of teacher
(trans)formation connected to the redefinition of classroom practice, encouragement of
collaborative work with peers, development of the identity of a teacher-researcher, the
repositioning of the English language in the internationalization of education, the investment in
continuing education in the internationalization of education, and the strengthening of teacher
agency in this context. The thesis argues that due to the imposing demands of the
Internationalization of Education, investment in continuing education in the internationalization
of education, guided by Collaborative-Critical Action Research, contributes to the construction of
meanings of (trans)formation in English teachers so that they can foster, in a situated manner, a
linguistic education that is intercultural, critical, sustainable, and ethical. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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