Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nobrega, Otávio de Toledo | pt_BR |
dc.contributor.author | Quintas, Juliana Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T17:34:58Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25T17:34:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-11 | - |
dc.identifier.citation | QUINTAS, Juliana Lima. DOMÍNIOS COGNITIVOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO EM PROVA DE DIREÇÃO VEICULAR ON-ROAD EM IDOSOS BRASILEIROS RESIDENTES NA COMUNIDADE. 2024. 140 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51729 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, observa-se um aumento na população de motoristas idosos licenciados. Sabese que mudanças cognitivas são inerentes ao processo do envelhecimento e podem
impactar em atividades do cotidiano, como a direção veicular. Nesse contexto, estudos
que investiguem aspectos da cognição com desfechos de avaliação on-road tornam-se
fundamentais para identificar possíveis dificuldades e formular estratégias para assegurar
uma direção veicular segura. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar o desempenho
cognitivo de condutores idosos brasileiros saudáveis e residentes na comunidade em
domínios cognitivos relevantes à condução veicular, associando estes achados ao
desempenho destes motoristas em teste padronizado de direção veicular em condições
reais de trânsito urbano. Em amostra de 138 voluntários (média de 70,7 anos), com 43,7
anos de histórico médio de habilitação, foram aplicados testes para avaliação cognitiva
antes de avaliação on-road em percurso de 10 km em vias urbanas. A análise de regressão
linear múltipla apontou que apenas a capacidade de administrar o tempo foi preditora para
aptidão veicular (β = 0,26; IC95% 0,09-0,44; p = 0,003 com ajuste para idade). Em
relação aos erros específicos de manobra, análise de regressão múltipla de Poisson
revelou pior desempenho cognitivo global associado a mais erros ao mudar de faixa (RP
= 0,93; IC95% 0,89-0,98; p = 0,002), pior desempenho em organização visuoespacial,
capacidade de planejamento e em memória não verbal se associaram com mais erros ao
ingressar em vias (RP = 0,97; IC95% 0,94-1,00; p = 0,038). Capacidade atencional e
flexibilidade cognitiva prejudicadas se associaram a maior número de erros em
cruzamento (RP = 1,01; IC 95% 1,00-1,01; p = 0,048). Nosso estudo aponta para a
importância das funções executivas (em diferentes subfunções) para a direção veicular
segura em pessoas idosas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Domínios cognitivos associados ao desempenho em prova de direção veicular on-road em idosos brasileiros residentes na comunidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cognição - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cognição - idosos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direção veicular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In Brazil, there has been an increase in the population of licensed older drivers. Cognitive
changes are inherent to the aging process and can impact daily activities, such as driving.
In this context, studies investigating cognitive aspects with on-road evaluation outcomes
are essential to identify potential difficulties and formulate strategies to ensure safe
driving. This study aimed to assess the cognitive performance of healthy, communitydwelling older Brazilian drivers in cognitive domains relevant to driving, associating
these findings with their performance in a standardized on-road driving test under real
urban traffic conditions. A total of 138 volunteers (mean age 70.7 years) with an average
driving history of 43.7 years underwent cognitive testing prior to a 10 km on-road
evaluation in urban areas. Multiple linear regression analysis revealed that only time
management ability predicted fitness to drive (β = 0.26; 95% CI 0.09–0.44; p = 0.003,
adjusted for age). Regarding specific maneuvering errors, multiple Poisson regression
analysis showed that poorer global cognitive performance was associated with more lanechanging errors (PR = 0.93; 95% CI 0.89–0.98; p = 0.002). Poor visuospatial
organization, planning ability, and non-verbal memory performance were associated with
more errors when merging (PR = 0.97; 95% CI 0.94–1.00; p = 0.038). Impaired
attentional capacity and cognitive flexibility were linked to a higher number of
intersection errors (PR = 1.01; 95% CI 1.00–1.01; p = 0.048). Our findings highlight the
importance of executive functions (across various subdomains) for safe driving among
older adults. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Medicina (FM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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