Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5287
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_SandraPatriciadeFaria.pdf13,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A metáfora na LSB e a construção dos sentidos no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos surdos
Autor(es): Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Surdez
Semântica
Língua de sinais
Gestos
Data de publicação: 19-Jul-2010
Referência: FARIA, Sandra Patrícia de. A metáfora na LSB e a construção dos sentidos no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos surdos. 2003. 310 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: O presente trabalho aborda três pontos fundamentais ao desenvolvimento da competência comunicativa de alunos surdos, por meio da ampliação dos seus recursos comunicativos, especialmente em atividades que envolvem habilidades de leitura e interpretação de textos escritos em LP. Primeiramente, tentamos entender como os surdos constroem e desconstroem o sentido polissêmico e metafórico quando lêem textos em LP. Num segundo momento, tentamos conduzir os alunos surdos a tomarem consciência de sua L1, elucidando itens lexicais e fraseologismos evidenciados no dialeto de Brasília da LSB. Tentamos identificá-los e classificá-los segundo semelhanças e diferenças no processo metafórico das unidades encontradas na LSB em contraste com a LP. Em seguida, analisamos a metáfora presente em alguns recortes de atos pragmáticos extraídos de atos de fala envolvendo surdos e ouvintes em interação comunicativa formal e/ou informal. As análises se sustentam sobre uma metodologia qualitativa, com abordagem etnográfica à luz da literatura sobre LS, metáfora, leitura, bem como sob a introspecção da pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com a participação de alunos surdos inseridos em contexto de formação de professores, em escola pública do DF. O corpus gerado nos eventos metafóricos também suscitou discussões metalingüísticas que ajudaram-nos a entender e a analisar um pouco mais sobre o mundo dos surdos e sua língua em uso. As análises lidam com estratégias contrastivas que nos ajudam a entender melhor os aspectos icônicos, metafóricos e metonímicos, salientes e subjacentes no discurso dos surdos. Refletimos, ainda, sobre algumas estratégias utilizadas pelos alunos surdos e tentamos identificar outras que podem auxiliá-los na localização e interpretação de pistas contextuais, levando-os a procurar e a identificar blocos de sentido – unidades complexas que convergem para a construção do sentido do texto – com o propósito de ajudá-los a abandonar a leitura palavra por palavra à qual estão habituados. Finalmente, entendemos que a aplicação de metodologia apropriada no letramento dos surdos em LP – compreendendo esta como essencialmente mediada pela LSB e baseada na cultura surda – contribui não somente para o desempenho adequado em diferentes eventos comunicativos de escrita, mas também para o aumento da auto-estima dos alunos e o conseqüente fortalecimento de suas identidades. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work deals with three fundamental issues for the broadening of deaf students’ communicative resources, particularly in activities which comprise skills such as reading and comprehension of written texts of Brazilian Portuguese (LP). First of all, we tried to understand how deaf pupils construct and “deconstruct” the polysemous and metaphorical meaning when reading LP texts. Then we attempt to guide deaf pupils to become aware of their L1 as they explain lexical units and fraseologisms from the Brasilia variety of Brazilian Sign Language (LSB). We have tried to identify and classify them according to similarities and differences concerning the metaphorical process in LSB in contrast with LP. Afterwards we analyze the metaphor in some pragmatic acts extracts taken from speech acts that include deaf and hearing people in formal and/or informal communicative interaction. The analysis sets up on qualitative methodology and uses ethnographic approach grounded on references on Sign Language (SL), metaphor, literacy and the researcher’s introspection. This work concerns an action-research carried out in participation with deaf pupils from a teacher training course in a public school of the DF. The corpus has grown out from metaphorical events and these also were useful for understanding and analyzing deaf people’s reality and language in use. Investigations deal with contrastive strategies helping us to better understand iconic, metaphorical and metonymic aspects which are salient and form the base of deaf discourse. We also think about some deaf pupils’ strategies and attempt to uncover others which may help them to search for and to identify meaning blocks, complex unities that converge to text meaning construction and make them to give up the habitual word-by-word reading. Finally, we comprehend that appropriate methodology application in LP deaf literacy – seen essentially mediated by LSB and grounded on deaf culture - not only contributes to adequate performance in different communicative writing events, but also to enhance self-esteem and subsequent strengthening of their identities.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, 2003.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.