Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5490
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoSuperiorDistancia.pdf188,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação superior a distância, tecnologias de informação e comunicação e inclusão social no Brasil
Outros títulos: Distance education, information and communication technologies (ICTs) and social inclusion in Brazil
Educación a distancia, tecnología de la información y comunicación y inclusión social en Brasil
Autor(es): Matias-Pereira, José
Assunto: Ensino a distância
Política pública
Tecnologia da informação
Inclusão social - Brasil
Data de publicação: 2010
Referência: MATIAS-PEREIRA, José. Educação superior a distância, tecnologias de informação e comunicação e inclusão social no Brasil. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, v. 12, n.2, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://www.eptic.com.br/arquivos/Revistas/vol.XII,n2,2010/JosePereira.pdf>. Acesso em: 27 set. 2010.
Resumo: Observa-se que as mudanças de paradigmas no campo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão impactando na atualidade de forma intensa na sociedade mundial, em particular na geração de novas possibilidades na definição de políticas públicas de educação a distância (EaD). Diante deste cenário temos como objetivo principal neste artigo analisar as limitações e as possibilidades da educação superior a distância, apoiada na utilização intensiva das tecnologias de informação e comunicação (TICs), com vista a avaliar se está contribuindo para elevar o nível de inclusão social no Brasil. Procuramos aprofundar a discussão sobre os aspectos mais sensíveis e a validade da utilização do ensino superior a distância, apoiado pelas TICs, num país de perfil continental e marcado pela diversidade, num contexto onde a aprendizagem continuada passou a fazer parte na vida das pessoas. Concluímos que a ampliação das ações do Estado brasileiro, em termos de estímulos governamentais e de desenvolvimento de pesquisas, exige medidas criativas e inovadoras no campo das políticas públicas de educação superior, com ênfase em recursos humanos, infra-estrutura e investimentos em novas tecnologias de informação e comunicação, para dessa forma, viabilizar uma crescente inclusão social no país.
Abstract: It is observed that the changes of paradigms in the field of information and communication technologies (ICTs) are impacting today so intense in the international community, particularly the generation of new possibilities in the definition of public policies for distance learning (DL). Against this background we have as main objective in this article examine the limits and possibilities of distance education, supported by intensive The use of ICTs in order to determine if it is helping raise the level of social inclusion Brazil. We seek to further discuss the most critical aspects and validity of the use of distance education supported by ICTs in a country of continental profile and marked by diversity in an environment where continuous learning has become part of people's lives. We conclude that further actions of the Brazilian state in terms of government encouragement and development of research, needs creative and innovative in the field of public higher education, with emphasis on human resources, infrastructure and investments in new information and communication technologies, to thereby enable an increasing social inclusion in the country.
Resumen: Se observa que los cambios de paradigmas en el campo de las tecnologías de la información y comunicación están afectando hoy en día tan intenso en la comunidad internacional, especialmente la generación de nuevas posibilidades en la definición de políticas públicas para la enseñanza a distancia (DL). En este contexto, tenemos como principal objetivo en este artículo analizar los límites y posibilidades de educación a distancia, apoyado por el uso intensivo de las tecnologías de la información y comunicación (TICs) a fin de determinar si está ayudando a elevar el nivel de inclusión social Brasil. Buscamos para discutir a fondo los aspectos más críticos y la validez de la utilización de la educación a distancia apoyada por las TICs en un país de perfil continental, caracterizado por la diversidad en un entorno en parte en la que se ha convertido en el aprendizaje continuo de la vida de las personas. Concluimos que las nuevas medidas del Estado brasileño en términos de apoyo del Gobierno y el desarrollo de la investigación, las necesidades creativas e innovadoras en el ámbito de la educación superior pública, con énfasis en recursos humanos, infraestructura e inversiones en nuevas tecnologías la información y comunicación, para permitir así a la inclusión social cada vez mayor en el país.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.