http://repositorio.unb.br/handle/10482/5554
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_Ernandes Barboza Belchior.pdf | 632,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Não deixando a cor passar em branco : o processo de implementação de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília |
Autor(es): | Belchior, Ernandes Barboza |
Orientador(es): | Weller, Wivian |
Assunto: | Programas de ação afirmativa Estudantes universitários Negros - educação Sistema de cotas Educação inclusiva Política social Identidade social |
Data de publicação: | 28-Mar-2006 |
Data de defesa: | 28-Mar-2006 |
Referência: | BELCHIOR, Ernandes Barboza. Não deixando a cor passar em branco: o processo de implementação de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília. 2006. 137 f., il Dissertação (Mestrado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | A dissertação relata como se desenvolveu o processo de implementação de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília, aprovado em 2003. Para isso, analisou-se, através de entrevistas, a participação daqueles atores sociais que estiveram envolvidos nesse processo. Ao escolher esse tema como objeto de estudo sociológico, buscou-se examinar não só sob uma perspectiva de inclusão social, mas também sob uma ótica de política social a construção de reconhecimento e identidade para aqueles considerados afrodescendentes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work tells how the process of implementation of quotas for black students, approved in 2003, was developed at the University of Brasilia. In order to achieve this, it was analyzed, by using interviews, the participation of the social actors who had been involved in this process took place. When choosing this topic as object of sociological study, the purpose to analyze not only to relate it through a perspective of social inclusion, but also under an optics of social politics the construction of recognition and identity for those considered afrodescendents. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2006. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.