Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Joana Abreu Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2010-10-14T13:22:16Z | - |
dc.date.available | 2010-10-14T13:22:16Z | - |
dc.date.issued | 2010-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2006-12-19 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira. Caitira, o boi e sua vizinhança: elementos da performance dos folguedos populares como referência para os processos de formação do ator. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5665 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é brincada no Maranhão, utilizando ainda, como referência auxiliar para ampliação das possibilidades de reflexão, outras três brincadeiras maranhenses vizinhas à do Boi: o Tambor de Crioula, o Caroço e o Cacuriá. A fim de estabelecer a ligação entre o universo da brincadeira e o do teatro, foi realizada uma breve revisão histórica do trabalho de três grupos/artistas que, em sua trajetória, dialogaram de forma muito esclarecedora com as tradições populares: Vsevolod Meyerhold, Eugenio Barba e Odin Teatret, Luís Otávio Brunier e Lume. As três trajetórias revisadas apresentam também propostas metodológicas extremamente valiosas para os processos de formação e preparação do ator. Sendo assim, tal revisão buscou fundamentar a pertinência da investigação das brincadeiras populares para o fazer teatral, e teve também a intenção de levantar contribuições metodológicas para o estabelecimento de equivalências entre o fazer da brincadeira e a prática de treinamento do ator. Como aplicação prática da pesquisa, foram realizadas três oficinas com público e carga horária distintos, sempre propondo elementos da vivência da brincadeira como caminho útil ao fazer teatral. Foram observados e analisados ainda dois processos de montagem de espetáculo, realizados a partir do treinamento com a brincadeira popular, pelos grupos Peleja e MunduRodá, ambos com direção de atores do grupo Lume, os três grupos com sede em Campinas (SP). Como conseqüência da pesquisa, chegou-se à sistematização de princípios que podem ser ferramentas acrescentadoras à valorização e aplicação de brincadeiras populares para a formação em teatro. Da mesma forma, as experiências de aplicação e observação apontaram muitas possibilidades no diálogo entre teatro e brincadeira popular. Em seus resultados, o trabalho não buscou ser conclusivo, mas propositivo de caminhos a serem aprofundados e ampliados a partir das novas questões suscitadas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This research aims to investigate and to apply some principles found in Brazilian traditional folk performances and festivals which can be useful to the processes of actors’ training. The case studied is the folk performance of Bumba-meu-boi, in the way it is played in Maranhão (Northeast of Brazil). Three different kind of traditional performances, Tambor de Crioula, Cacuriá e Caroço, from Maranhão, were used as auxiliary references, although they are not the main focus of the research. To establish the connection between folk performances and theatre practice, the discussion brings a brief historical review. This review comprehends the works of theatre groups and artists Meyerhold, Eugenio Barba and Odin Teatret, Luís Otávio Burnier and Lume as references for the search of a relation between theatre and folk performances. Such artists also developed important paths in theatre methodology. Therefore, the review aimed not only to confirm the effectiveness of researching folk performances in the way to build actors’ training paths, but also to provide hints to connect both universes. The application of the research included three workshops with different groups and duration. The workshops were based on the principles and elements from the experience with traditional folk performances, always connecting them to theatre practice. Two staging processes were also observed as a contribution to the study. The groups observed were MunduRodá and Peleja, both directed by actors of Lume, all from Campinas (SP). The staging processes were based on a previous training built from elements of folk performances. The systematization of some principles which can contribute to value and to apply folk performances on actors’ training was one of the results of this research. Furthermore, the workshops and the staging processes observing also pointed out possibilities to find connections between theatre and folk performances. In its results, the study did not get to definite conclusions but to initial propositions which could lead to a deeper and broader way of investigation based on new questions. | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Catirina, o boi e sua vizinhança : elementos da performance dos folguedos populares como referência para os processos de formação do ator | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Representação teatral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maranhão (Estado) | pt_BR |
dc.location.country | BRA | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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