Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5672
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao completa Denise T Bonato.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Eurydice de Barros-
dc.contributor.authorBonato, Denise Teixeira-
dc.date.accessioned2010-10-14T15:14:29Z-
dc.date.available2010-10-14T15:14:29Z-
dc.date.issued2006-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.citationBONATO, Denise Teixeira. Kandinsky e o cavaleiro. 2006. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5672-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2006en
dc.description.abstractA presente dissertação aborda a obra de Wassily Kandinsky (1866-1944), partindo da identificação da presença do cavaleiro em seus trabalhos, na busca por compreender a motivação e a constância da exploração do tema, por meio da conexão entre as reflexões teóricas e a produção plástica do artista. Propõe-se apontar, nas reflexões do artista, elementos que aportem a hipótese de que a recorrência ao tema do cavaleiro é resultante de rememorações do grupo ao qual pertencia, fundamentada no conceito de memória coletiva de Maurice Halbwachs. Visa-se, ainda, a estabelecer um diálogo entre a obra de Kandinsky e a de artistas contemporâneos a ele, que em determinado momento comungaram de ideais comuns, expressados pelo instrumento que os congregava – a arte. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis thesis approaches the work of Wassily Kandinsky (1866-1944), starting from the identification of the rider in his works, seeking to understand the motivation and constancy of the exploitation of the theme, by means of the connection between the theoretical reflections and plastic production of the artist. It aims to point out, in the reflections of the artist, elements that support the hypothesis that the recurrence to the rider theme is a result of recollections to the group he belonged to, substantiated in the concept of collective memory, from Maurice Halbwachs. It also aims to establish a connection between the work of Kandinsky and artists contemporary to him that at a given time shared common ideals, expressed by the instrument that congregated them – the art.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleKandinsky e o cavaleiroen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordKandinsky, Wassily, 1866-1944en
dc.subject.keywordArte - históriaen
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.