http://repositorio.unb.br/handle/10482/5676
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006-Ana America Magalhaes +üvila Paz.pdf | 744,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As concepções dos profissionais da educação do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) do Distrito Federal sobre a saúde na escola : onde está a criatividade? |
Autor(es): | Paz, Ana América Magalhães Ávila |
Orientador(es): | Dytz, Jane Lynn Garrison |
Assunto: | Saúde escolar Política de saúde Criatividade Professores |
Data de publicação: | 15-Out-2010 |
Data de defesa: | 2006 |
Referência: | PAZ, Ana América Magalhães Ávila. As concepções dos profissionais da educação do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) do Distrito Federal sobre a saúde na escola: onde está a criatividade? 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | Este estudo busca investigar as concepções dos profissionais da educação do ensino fundamental ( 1ª a 4ª séries), da rede pública de ensino do Distrit Federal sobre a saúde na escola. O objetivo é ampliar o grau de conhecimento sobre o tema buscando a criatividade nas ações educativas em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo exploratório, tendo como referencial teórico Minayo, González Rey, Mitjáns Martinez, entre outros. Como suporte metodológico, utilizamos a análise da legislação educacional e de documentos de orientação sobre a saúde na escola e realizamos entrevistas semi-estruturadas, com discussão coletiva. Participaram do estudo 30 profissionais da educação sendo 24 professores e seis coordenadores pedagógicos, de quatro escolas, representativas de diferentes contextos sociais. A maioria dos sujeitos são mulheres, com idade entre 29 e 49 anos e tempo de serviço na rede pública de ensino entre três e 10 anos. Foram investigados o conceito de saúde, as orientações recebidas na sua formação inicial e continuada sobre saúde, que atividades desenvolvem nas temáticas da saúde e se percebem que contribuem para o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundar alguns aspectos: discussão da transversalidade da saúde na proposta pedagógica da escola, da inserção da saúde na formação continuada dos profissionais da educação, da criação de espaços de construção coletiva do conhecimento juntamente com os profissionais da saúde e do desenvolvimento da criatividade nos professores para que a escola possa tornar-se um espaço saudável e produzir conhecimentos em saúde. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study seeks to investigate the concept of education professionals of the elementary schools (1st to 4th grades) of the public schools of Distrito Federal about health at school. The aim is to expand the level of knowledge about the theme seeking for the creative subject. It is a descriptive, exploratory qualitative research, which has Minayo, González Rey, Mitjáns Martinez, among other authors, as theoretical framework. Analysis of the educational legislation and of the documents about health used for guidance in the schools and semi-structured interviews made with the subjects, with group discussion, were used as methodology. A total of 30 education professionals were interviewed, among them 24 are teachers and 6 are pedagogical coordinators, from 4 schools, representative of different social contexts. The great majorities of the subjects are women, their ages between 29 and 49, and have been working in public schools for 3 to 10 years. The concept of health, the guidance about health given during the subjects basic and continued education, what activities they develop under the theme of health and if they notice that they contribute for the development of the students creativity were the topics investigated. The results show the need for deepening in some aspects, such as the discussions about health transversality in the schools pedagogical proposal, about the insertion of health as a theme in the continued education of education professionals, about creating spaces for the collective construction of knowledge in partnership with health professionals and about developing creativity in teachers and students so that the school may become a healthy space and may produce knowledge about health. __________________________________________________________________________________ RESUMEN En este estudio se busca investigar las concepciones de los profesionales de la educación del enseño fundamental (1a a 4a series), de la red pública de enseñanza del Distrito Federal sobre la salud en la escuela. El objetivo es ampliar el grado de conocimiento sobre el tema en busqueda de la creatividad. Se trata de una investigación cualitativa de cuño descriptivo exploratório, teniendo como referencia teórica a Minayo, González Rey, Mitjáns Martinez entre otros. Como soporte metodológico, utilizamos el análisis de la legislación educacional y de los documentos de orientación sobre la salud en la escuela y realizamos entrevistas semiestructuradas, con discución colectiva. Participaron del estudio 30 profesionales de la educación, siendo 24 profesores y 6 coordinadores pedagógicos, de 4 escuelas representativas de diferentes contextos sociales. La mayoria de los sujetos son mujeres con edad entre 29 y 49 años y con tiempo de servicio en la red pública de enseñanza entre tres y 10 años. Fueron investigados: el concepto de la salud, las orientaciones recibidas en su formación inicial y continuada sobre salud, que actividades desarrollan en los alumnos. Los resultados apuntan para la necesidad de aprofundar algunos aspectos: discución de la transversabilidad de la salud en la propuesta pedagógica de la escuela, de la inserción de la salud en la formación continuada de los profesionales de la educación, de la creación de espacios de construcción colectiva del conocimiento juntamente con los profesionales de la salud y del desarrollo de la creatividad en los profesores para que la escuela pueda tornarse em um espacio saludable y poder producir conocimientos en salud. Palabras Clave: educación en salud, salud escolar, promoción de la salud, temas transversales, creatividad. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2006. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.