Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Adriana Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2010-11-30T23:41:41Z | - |
dc.date.available | 2010-11-30T23:41:41Z | - |
dc.date.issued | 2010-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2010-03-22 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Adriana Santos de. A relação de troca artístico-criativa entre preparador de atores, ator e diretos em Bicho de Sete Cabeças (2000) de Laís Bodanzky e o Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz. 2010.186 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6026 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2010. | en |
dc.description.abstract | As especificidades da linguagem do cinema tornam o diálogo artístico-criativo entre o diretor e o ator um fundamento primordial no bom resultado de uma atuação na cena cinematográfica. No cinema nacional observou-se nesta primeira década do século XXI a incorporação de um novo profissional que veio participar desse diálogo, o preparador (a) de atores. Analisando o trabalho desses três profissionais em dois longasmetragens brasileiros – Bicho de sete cabeças (2000) de Laís Bodanzky e O Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz – esta pesquisa visa traçar um olhar sobre esse diálogo e a relação artístico-criativa que se estabeleceu entre atores, diretores e preparadores nesses dois filmes para melhor compreensão do trabalho de direção e atuação no cinema brasileiro contemporâneo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Cinema’s language specificities have transformed the artistic and creative dialogue between director and actor into fundamental grounding for successful performance within a film scene. In the first decade of this century, the Brazilian cinema registered the incorporation of a new professional and participant in this artistic dialogue: the acting coach. By analyzing the work of these professionals in two Brazilian feature-length motion pictures – Lais Bodansky’s Bicho de sete cabeças (2000) and Suely in the Sky (2006) by Karim Aïnouz – this research aims to investigate this dialogue and the artistic-creative relationship which developed amongst the actors, directors and coaches in these two films for a better understanding of directing and acting work in present-day Brazilian cinema. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A relação de troca artístico-criativa entre preparador de atores, ator e diretos em Bicho de Sete Cabeças (2000) de Laís Bodanzky e o Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Atores | en |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | en |
dc.subject.keyword | Arte e cinema | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|