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Título: Cooperação, competição e individualismo em uma perspectiva sócio-cultural construtivista
Outros títulos: Cooperation, competition and individualism from a sociocultural constructivist perspective
Autor(es): Palmieri, Marilícia Witzler Antunes
Branco, Angela Uchoa
Assunto: Cooperação
Competição
Individualismo
Valores
Motivação social
Data de publicação: 2004
Referência: PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes; BRANCO, Angela Uchoa. Cooperação, competição e individualismo em uma perspectiva sócio-cultural construtivista. Psicol. Reflex. Crit. [online], v. 17, n. 2, p. 189-198, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n2/22471.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-79722004000200007.
Resumo: Examinando questões de relevância e interesse no campo da psicologia, o artigo focaliza a necessidade de compreender o domínio da motivação social, destacando a questão da cooperação, competição e individualismo. A perspectiva teórica adotada valoriza os aspectos sócio-culturais, afetivos, cognitivos na análise das diferentes modalidades de interdependência humana. Resgata questões conceituais e teóricas referentes aos diversos elementos envolvidos no sistema motivacional do indivíduo, assumindo uma visão sistêmica e holística, que enfatiza a dimensão interativa e contextual presente nos processos de desenvolvimento de crenças e valores, bem como na promoção de padrões de interação social específicos. Este artigo atribui especial ênfase ao estudo e à aplicação dos conceitos básicos decorrentes da adoção de uma perspectiva sócio-cultural construtivista do desenvolvimento humano, destacando as dimensões metodológicas e ressaltando a necessidade urgente da psicologia de investigar a questão, tendo em vista a relevância do tema para a sociedade contemporânea.
Abstract: In the present article we argue for the need to develop a conceptual and theorical approach to the study of social motivation, particularly focusing upon the issue of cooperation, competition and individualism. The perspective herein adopted takes into account sociocultural, affective and cognitive dimensions of human social interdependence. We discuss the multiple and diverse components of human motivational system from a systemic and holist viewpoint that emphasizes the contextual and interactive dimensions of developmental processes of value co-constructions, as well as specific patterns of social interactions. The article highlights the need to investigate the topic from a sociocultural constructivist perspective, addressing the methodological issues and, especially, stressing the urge of scientific psychology to contribute to contemporary society by providing a better understanding of processes implied in the development of cooperative, competitive and individualist values.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200007
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