http://repositorio.unb.br/handle/10482/6059
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_BrincadeiraDesenvolvimentoInfantil.pdf | 542,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Brincadeira e desenvolvimento infantil : um olhar sociocultural construtivista |
Outros títulos: | Play and child development : a sociocultural constructivist approach |
Autor(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque Branco, Angela Uchoa |
Assunto: | Brincadeiras Abordagem sociocultural Desenvolvimento infantil Educação de crianças |
Data de publicação: | 2006 |
Referência: | QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a05.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2006000200005. |
Resumo: | Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil. |
Abstract: | How and why do children play? What does such activity means in different cultures? These issues are discussed in this present paper, which stresses its relevance for the scientific understanding of child development. The concept of play according to different theorists is analyzed; especially those that conceive play as socially constructed activity. It is verified the role of pretend-play as an activity of representation and metarepresentation along child development. Finally on discusse how such theoretical ideas can be translated into educational practices within the contexts of child care and preschool settings, stressing the role of teacher in promoting child development and education. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons