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dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.contributor.authorGama, Ana Lidia Gomes-
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
dc.date.accessioned2010-12-03T12:39:45Z-
dc.date.available2010-12-03T12:39:45Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationABBAD, Gardênia; GAMA, Ana Lidia Gomes; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. RAC: Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 25-45, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v4n3/v4n3a03.pdf>. Acesso em 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552000000300003en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6072-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo relatar a validação de escalas de avaliação de reações ao treinamento, bem como os resultados da análise do relacionamento entre os três mais tradicionais níveis: reação, aprendizagem e impacto do treinamento no trabalho. A literatura especializada tem mostrado que os relacionamentos entre esses níveis nem sempre são significativos ou estão na direção tradicionalmente prevista. Apesar de muito importantes, medidas válidas e confiáveis de reação ainda são raras. O questionário de avaliação de reações descrito nesse trabalho contém 39 itens. Foi aplicado em uma amostra de servidores públicos participantes de 229 cursos de curta duração. As aproximadamente 3.700 respostas válidas aos questionários foram submetidas à análise dos principais componentes e à análise fatorial (PAF, rotação oblíqua - direct oblimin), e à análise de consistência interna (alfa de Cronbach). Foram obtidas duas escalas altamente confiáveis: uma concernente às reações ao treinamento e outra referente ao desempenho do instrutor. Quanto ao relacionamento entre os níveis de avaliação, encontrou-se que reações estão fortemente correlacionadas com impacto, porém fracamente com aprendizagem. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações práticas e teóricas para avaliação de treinamento.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTreinamento : análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalhoen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordTreinamentoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordTreinamento - avaliaçãoen
dc.subject.keywordTreinamento no trabalhoen
dc.subject.keywordDesempenhoen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552000000300003en
dc.description.abstract1The present paper aims to report the validation of training reaction scales, as well as to report the results from an analysis of the relationship among the three most common levels: reaction, learning and impact of training on work. The scientific literature has shown that the relationship between these levels has not always been significant, or toward the predicted direction. Despite their relevance, valid and reliable reaction measures are very rare. The used reaction questionnaire contains 39 items. It was applied in a sample of 229 training events. Approximately 3,700 valid questionnaires were subjected to factorial analysis (PAF – direct oblimin) and internal consistency analysis (Cronbach’s alpha). Two scales with high level of reliabily were obtained: one of them concerning training reactions and the another concerning the instructor performance. Finally, very strong relationships were found between the reaction and impact levels, but poor relationships between the reaction and the learning level. The results are discussed in terms of their practical and theoretical implications for training evaluations.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
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