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Título: Necessidades educacionais complementares do bacharel em turismo : aplicação do método da análise do papel ocupacional
Autor(es): Câmara, Rosana Hoffman
Abbad, Gardênia da Silva
Meneses, Pedro Paulo Murce
Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Treinamento
Desenvolvimento e educação
Avaliação de necessidades de treinamento
Formação superior
Necessidades educacionais
Data de publicação: 2010
Referência: CÂMARA, Rosana Hoffman et al. Necessidades educacionais complementares do bacharel em turismo: aplicação do método da análise do papel ocupacional. Passos : Revista de turismo y patrimonio cultural [online], v. 8, n. 2, p. 305-318, 2010. Disponível em: <http://www.pasosonline.org/Publicados/8210/PS0210_05.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010.
Resumo: Este estudo analisa as necessidades de desenvolvimento de competências de formandos de cursos de Turismo ofertados por instituições do Distrito Federal. Foi utilizado um instrumento de pesquisa elaborado a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes do Bacharel em Turismo, definidos nas Diretrizes curriculares do curso de graduação do Ministério da Educação e Cultura. Participaram da pesquisa 165 estudantes de Turismo de nove instituições. Foram realizadas análises estatísticas descritivas para analisar os dados. Os resultados demonstram que os estudantes pesquisados demonstraram dominar habilidades de acesso ou básicas exigidas dos profissionais de Turismo, mas não aquelas realmente associadas ao exercício da profissão em questão. São fornecidas bases para repensar a formação dos profissionais brasileiros de Turismo, bem como sugestões de pesquisas futuras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study examines the needs for developing skills of trainees in courses offered by institutions of Tourism of the Distrito Federal. It was used a research tool developed from the knowledge, skills and attitudes of the Tourism professional defined by the Ministry of Education and Culture. A hundred and sixty five students of Tourism in nine institutions participated in the study. Descriptive statistics were performed to analyze the data. The results show that students sampled demonstrated mastery of basic skills required of professionals in Tourism, but not those actually associated with the exercise of the profession in question. Bases are provided to rethink the skills of Brazilian professionals of Tourism and for future studies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

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