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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6138
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ARTIGO_DesenvolvimentoEstruturaInterna.pdf430,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorBrandão, Hugo Pena-
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
dc.contributor.authorFreitas, Isa Aparecida de-
dc.contributor.authorVieira, Fernanda Teles-
dc.date.accessioned2010-12-09T19:08:31Z-
dc.date.available2010-12-09T19:08:31Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Hugo Pena et al. Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. 1, p. 171-182, jan./mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n1/a19v26n1.pdf>. Acesso em 25 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722010000100019.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6138-
dc.description.abstractEste estudo objetivou desenvolver uma escala para avaliar competências gerenciais. Buscou-se identificar competências relevantes ao desempenho de gestores de um banco, bem como verificar em que medida tais gestores expressam essas competências no trabalho. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários estruturados. Estes foram respondidos por 331 gestores da organização estudada, sendo os dados submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 31 competências gerenciais, agrupadas em seis fatores denominados “estratégia e operações”, “resultado econômico”, “clientes”, “comportamento organizacional”, “processos internos” e “sociedade”. Na autoavaliação, em geral, os participantes indicaram expressar razoavelmente tais competências no trabalho, a exceção daquelas associadas ao fator “sociedade”, que parecem necessitar de aprimoramento.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDesenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciaisen
dc.title.alternativeDevelopment and internal structure of a management competencies scaleen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordCompetência profissionalen
dc.subject.keywordDesempenho profissionalen
dc.subject.keywordAnálise fatorialen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100019en
dc.description.abstract1This study aimed at developing a scale to evaluate management competencies. It was intended to identify competencies that would be relevant to the performance of bank managers, as well as to verify whether such managers express those competencies at work. The data were collected through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 331 bank managers, and the data were submitted to descriptive and factorial analysis. Results revealed 31 management competencies, which were grouped into six factors named “strategy and operations”, “economic output”, “customers”, “organizational behavior”, “internal processes” and “society”. In the participant’s self-evaluation, in general, they indicated to reasonably express those competencies at work, except for those associated to the “society” factor, which seem to need improvement.-
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