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Título: A história africana nos cursos de formação de professores : panorama, perspectivas e experiências
Outros títulos: History of Africa in the courses of formation of teachers : panorama, perspectives and experiences
L’histoire africaine dans les cours de formation de professeurs : panorama, perspectives et experiences
Autor(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: África
África - história
História - estudo e ensino
Professores - formação
Data de publicação: Dez-2006
Referência: OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nos cursos de formação de professores: panorama, perspectivas e experiências. Estudos Afro-Asiáticos, v. 28, n. 1-3, p. 187-219, jan./dez. 2006. Disponível em: <http://www.ucam.edu.br/institucional%5Cceaa%5Crevistas_todasssss.asp>. Acesso em: 16 dez. 2010.
Resumo: Vivenciamos nos últimos anos um importante debate acerca do ensino da História da África. Acadêmicos, professores, alunos e intelectuais participaram, em vários espaços, de experiências bem-sucedidas. Também é clara a tendência de que o reconhecimento das inestimáveis participações dos africanos na formação do patrimônio histórico e cultural da humanidade e da sociedade brasileira passe por uma expansão nos diversos segmentos da educação. Porém, apesar dos dados favoráveis, ao realizarmos um balanço das medidas que já deveriam ter sido am¬plamente concretizadas para possibilitar a qualificação de professores em estudos africanos, percebemos que muito ainda está por ser feito. Entre as iniciativas existentes, algumas deveriam ser reforçadas: o aumento das pesquisas sobre a história da África; o incentivo às novas publicações e traduções; a introdução de disciplinas específicas nas licenciaturas; a oferta de cursos de pós-graduação; e a modificação dos livros didáticos. No entanto, esses esforços dependem da formação de pessoal qualificado, tanto dos professores (doutores e mestres) que atuam no Ensino Superior, como dos que exercem a docência nos Ensinos Fundamental e Médio. A partir dessa conjuntura, o presente artigo procurou construir um panorama do atual estágio do ensino da história africana nos cursos de Licenciatura em História, além de apresentar uma experiência vivenciada com alunos de graduação. Dessa forma, pensamos contribuir duplamente, para a visualização dos problemas e para a construção de soluções. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Academics, teachers, students and intellectuals participate, in some spaces, of well-succeeded experiences concerning the education of History of Africa. The recognition of the inestimable participation of the Africans in the formation of the historic and cultural patrimony of the humanity and of the Brazilian society passes for an expansion in many segments of the education. For the qualification of teachers in African studies, some initiatives would have to be strengthened: to increase the research on History of Africa; to incentive new publications and translations; to introduce specific disciplines in bachelor degree; to increase post-graduation courses; and to make changes in the textbooks. The present article tries to construct a panorama of the current stage of the teach of History of Africa in bachelor degrees in History, presenting an experience lived deeply with graduation students. Therefore, the author thinks to contribute doubly for the visualization of the problems and the construction of solutions. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Universitaires, professeurs, étudiants et intellectuels participent, dans plusieurs espaces, d’expériences réussies relatives à l’enseignement de l’Histoire de l’Afrique. La reconnaissance des inestimables participations des africains à la formation des patrimoines historiques et culturels de l’humanité et de la société brésilienne, passe par une expansion dans les divers seguements de l’éducation. Pour la qualification de professeurs em études africaines, plusieurs initiatives deveraient être renforcées: augmentation des recherches sur l’Histoire de l’Afrique; aides à de nouvelles publications et traductions, introduction de disciplines spécifiques dans les programmes de Licences, offre de cours de spécialisation, et modification des livres didactiques. Cet article a cherché à construir un panorama de l’actuel stage de l’enseignement de l’Histoire africaine dans les cours de Licence en Histoire, en plus de présenter une expérience vécue avec des élèves en faculté. De cette manière l’auteur pense contribuer doublement : à l’éclairage des problèmes et à la construction de solutions.
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