Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Claisy Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Soares, Pollianna Galvão | - |
dc.date.accessioned | 2011-01-05T19:03:07Z | - |
dc.date.available | 2011-01-05T19:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-05 | - |
dc.date.submitted | 2008-08 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Pollianna Galvão. Psicologia escolar e o desenvolvimento adulto: um estudo sobre o perfil de educadoras sociais em uma ONG de São Luís/MA. 2008. 164 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6367 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2008. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou o perfil de 15 educadoras sociais em um contexto educativo não-formal (ONG) em São Luís/MA, e quais as competências profissionais que poderiam ser desenvolvidas pela atuação da Psicologia Escolar nesse contexto. Para o alcance dos propósitos deste estudo, os procedimentos escolhidos foram direcionados para conhecer a caracterização desse espaço educativo diferenciado e os indicadores dos recursos componentes do perfil das profissionais requerido para a consecução das atividades institucionais. Os pressupostos epistemológicos que subsidiaram a pesquisa relacionam-se às proposições teórico-conceituais da perspectiva histórico- cultural do desenvolvimento em articulação com a abordagem por competência e as reflexões teóricas da literatura em Psicologia Escolar. A metodologia escolhida para o alcance dos resultados está alicerçada na pesquisa qualitativa. Para a construção dos dados, foram realizadas duas fases: a primeira etapa, Mapeamento Institucional, efetivou-se pelos procedimentos de Análise Documental e Observação das Reuniões Institucionais; para a segunda etapa, adotou-se o procedimento do Memorial. Os resultados revelaram que a instituição passa por um momento histórico que demanda uma redefinição das competências profissionais das educadoras, reorientando os recursos necessários à mobilização de competências do perfil específico a esse contexto. A “Gestão Participativa” e a “Pedagogia do Acolhimento” são as principais diretrizes institucionais que vem reorganizando e ampliando as atividades sócio-educativas que envolvem alunos, família e comunidade. Percebeu-se que essas proposições diretivas não estão exercendo significativa mudança no perfil das educadoras, as quais apresentaram características ainda relacionadas, predominantemente, às atividades anteriores à ressignificação da cultura institucional. As intervenções para a transformação do contexto e a redefinição do perfil esperado para essas profissionais não estão sendo devidamente orientadas para o desenvolvimento humano adulto. Os dados apontaram para um contexto extremamente propício à atuação e intervenção da Psicologia Escolar na construção das competências das educadoras sociais. Com base na compreensão de homem como um sistema dinâmico e complexo, o psicólogo escolar pode promover uma mediação intencionalmente planejada na formação profissional das participantes, com vistas ao alcance das mudanças empreendidas pela nova gestão. Percebe-se, na abordagem por competência em articulação com a perspectiva histórico-cultural, um relevante aporte metodológico para a atuação da Psicologia Escolar na proposição de um processo formativo permanente e assistido, que privilegie a construção dos recursos de perfil necessários à atuação sócio-educativa. Sugere-se um desenho de perfil das educadoras sociais do contexto pesquisado, com base no modelo de Marinho-Araujo (2003), como uma proposta de categorização dos recursos de competências (teóricos, técnicos, de saberes práticos, pessoais, interpessoais, éticos e estéticos) para serem mobilizados nas suas atuações profissionais, os quais possam ser desenvolvidos pela mediação do psicólogo escolar. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This research investigated the profile of 15 social educators in a educational context non- formal (ONG), in São Luís/MA, to verify which profesional competences can be developed through the school psycology. For the acheivment of these studies, the choosen procedures were directed to know the caractirzation of these difrent educative spaces and the indicators of the resources of the profile of the professionals, for the development of the institucional activities. The epistemological pressuppositions that subsidized the research relate to the proposotions theorcial- conceptual of the historical-culture perspective in develpment in articulation with the approach of the competence and theorical refelctions of the literature of school psycology. The choosen method for the achievment of the results is based on the quality research. For the construction of the data, there were accomplished two fases, the first, institucional method, was acheived by the procedures of analization of the documents and observation of the insitucional meetings; for the second fase, the memorial procedure was choosen. The results revealed that the insitution goes pass by a historical moment, that demands a redifinition of the professional educators, reorientating the resources of competences of the specific profiles to this context. The “participative management” and the “ pedagogic of the reception” are the main directors institucional that organize and amplify the socio-educative activities that involve students, family and community. It is noticed that these propositions of these directorys aren´t making a significant change in the profile of these educators, which have caracterizations still predominately related to the activities before the ressignification of the institucional culture. The intervention for the transformation of the context and the redifination of the profile expected for these professionals aren´t being properly orientated for the adult human development. The data points to a context extremly bright for the performance and intervention of the school psycology in the construction of the competences of the school educators. In base of the compreension of a man as a dinamic and complex sistem, the school´s psycologist can promote a joinig of an intentional planning of the formation of the participants, with base on the changes accomplished by the new management. It is noticed in the approachment of the competence, in articulation with a perspective of the historical-culture, a relevant metodoligival approach of the performance of the school psycology for a proposition of a form process permanent and attented that priviliges the construction of the resources of the profile necesary of the performance of socio- education. A drawing of the profiles is sugested of the proessional educators with base on the model from Marinho Araujo (2003), as a proposition of division of categories of the resources of the competences (theorical, tecnicals, of pratical knowledge, personal knowledge, interpeesoal knowledge, ethical and esthetical) to be mobilized in the performance of the professionals, which can be developed through the school psycology. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Psicologia escolar e o desenvolvimento adulto : um estudo sobre o perfil de educadoras sociais em uma ONG de São Luís/MA | en |
dc.title.alternative | School psycology and the development adult : a study about the profile of social educators in a ONG from São Luís/MA | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.description2 | Dissertação apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Psicologia. | en |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento adulto | en |
dc.subject.keyword | Educador social | en |
dc.subject.keyword | Educação - aspectos sociais | en |
dc.location.country | BRA | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|