Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6405
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_SandraZitaSilvaTine.pdf7,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O processo avaliativo em uma escola de Ensino Médio do Distrito Federal
Autor(es): Tiné, Sandra Zita Silva
Orientador(es): Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Assunto: Ensino médio - avaliação
Avaliação educacional - escolas
Data de publicação: 10-Jan-2011
Referência: TINÉ, Sandra Zita Silva. O processo avaliativo em uma escola de ensino médio do Distrito Federal. 2009. 354 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O ensino médio tem vivenciado, historicamente, uma crise de identidade quanto às suas finalidades. Ao lado disso, convive com índices relevantes de evasão e fracasso. Somado a estes fatos, poucas pesquisas têm sido desenvolvidas sobre este nível de ensino. Estas foram algumas das razões que impulsionaram esta pesquisa que se inseriu nas ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico – GEPA. Teve como objetivo geral compreender o processo avaliativo desenvolvido por uma escola pública de ensino médio no Distrito Federal. Para tal, os objetivos específicos foram: identificar e analisar as práticas avaliativas de uma escola de ensino médio; analisar a concepção de avaliação presente nos documentos orientadores do trabalho da escola; analisar as concepções de avaliação de professores, coordenadores e gestores, analisar as concepções de alunos, ingressantes e concluintes, sobre a avaliação no ensino médio e analisar a contribuição da coordenação pedagógica coletiva, do conselho de classe e da reunião de pais na construção do processo avaliativo da escola. Foi realizado um estudo de caso do tipo etnográfico que se utilizou da análise de documentos para o estudo das prescrições legais e dos documentos da escola; da observação em sala de aula e nas instâncias coletivas como recurso que definiu o ‗cenário da pesquisa‘; dos sistemas conversacionais, por promover a interação da pesquisadora com os sujeitos de forma mais ‗natural‘ provocando o envolvimento desses sujeitos nas reflexões promovidas pela pesquisa e do questionário por admitir a expressão mais livre dos sujeitos dentro das possibilidades permitidas pelo processo de escrita. Este trabalho considerou as práticas avaliativas tradicionais e as propostas inovadoras que partiram das ações individuais e coletivas. Considerou, também, na cultura escolar em geral, e na sala de aula em particular, a participação e os anseios de alunos, professores e gestores que se constituíam na tensão do cotidiano escolar e na efetivação das prescrições legais. A pesquisa evidenciou que os documentos da escola apresentaram equívocos na compreensão da avaliação formativa. Os gestores, a supervisora pedagógica e a coordenadora pedagógica evidenciaram contradições e avanços na concepção de avaliação. Os alunos de 1º e de 3º ano desenvolviam suas tarefas em função de notas. Os professores reconheciam as limitações impostas pela avaliação que praticavam e sentiam necessidade de mudança em sua prática docente. As instâncias coletivas observadas contribuíram para a construção do processo avaliativo da escola. A escola apresentou práticas avaliativas semelhantes às desenvolvidas no ensino fundamental apesar de possuir finalidades diferenciadas e especificidades que caracterizam o ensino médio. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Brazilian High School has been experiencing an identity crisis regarding to its ends. Besides that, it bears high levels of evasion and failure. Added to these facts, few researches had been developed about this level of teaching. These were some of the reasons that induced the present work as part of the Research group on Assessment and Pedagogic Work Organization – GEPA. The general objective was to understand the assessment process conducted by a high school in Brasília, DC. For such, the specific objectives were: identify and analyze the assessment methods in a high school, evaluate the conception of assessment present in the guiding documents of the school, analyze the comprehension of assessment of the teachers, coordinators and authorities, investigate the point of view of the students, both juniors and seniors, about the assessment in the high school and analyze the contribution of the collective pedagogical coordination, class council and parents meeting in the composition of the assessment in the school. An ethnographic type case study was performed with an analysis of documents for the study of the legal prescriptions and documents of the school, observations of the classroom and of the collective instances as a resource to define the ―research scenario‖, with conversation sessions, which promoted the interaction with the subjects in a more natural way, embracing the subjects in the thoughts induced by the research and with questionnaires, that allowed free expression as far as the written text allow. This work considered the traditional and the innovative propositions that came from individual and collective actions. The research also considered both the school culture in general and at the classroom in particular, the participation and the expectations of students, teachers and administrators, which compose the everyday tension and the completion of the legal demand. The research showed that the documents of the school had mistakes in the understanding of the formative assessment. The administrators, pedagogical coordinator and the pedagogical supervisor pointed contradictions and advances in the conception of assessment. The first and third year students developed their tasks focusing the grades. The teachers recognized the limitations imposed by the assessment they use and felt the need to change their teaching methods. The collective levels observed contributed to the assessment process of the school. The school presented assessment processes similar to the ones found in elementary school, despite the different purpose and different components that characterize the high school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.