Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6485
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Moisés Villamil Balestro.pdf696,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarinho, Danilo Nolasco Cortes-
dc.contributor.advisorFernandes, Ana Maria-
dc.contributor.authorBalestro, Moisés Villamil-
dc.date.accessioned2011-01-18T14:11:20Z-
dc.date.available2011-01-18T14:11:20Z-
dc.date.issued2006-04-
dc.date.submitted2006-04-
dc.identifier.citationBALESTRO, Moisés Villamil. Capital Social, Aprendizado e Inovação: um estudo comparativo entre redes de inovação na indústria de petróleo e gás no Brasil e Canadá. 2006. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6485-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2006.en
dc.description.abstractEsta tese é um estudo comparativo entre Brasil e Canadá sobre as relações entre inovação, aprendizado e capital social no contexto das redes de inovação. O trabalho teve como objetivo entender o papel do capital social, mediado pelo contexto institucional, no aprendizado e na cooperação entre os atores das redes de inovação. Com base no estudo de duas redes relacionadas com o desenvolvimento tecnológico da indústria do petróleo e gás no Brasil e no Canadá, a tese aponta para os limites da operacionalização do conceito de capital social quando não é considerado o ambiente institucional no qual os atores estão imbricados. Tanto a formação da Petroleum Technology Alliance Canada quanto da Rede Petro RS resultaram da confluência de um ambiente institucional propício e da ação de redes sociais préexistentes. A tese identificou a necessidade de ancorar o conceito de capital social em um contexto teórico mais amplo como o da sociologia econômica para melhor entender as estratégias dos atores para acessar e acumular capital social, bem como entender os elementos restritivos e facilitadores do ambiente institucional. No que diz respeito ao aprendizado, foram encontradas evidências, na pesquisa qualitativa, de que o capital social está positivamente associado com a exploração de conhecimento e com a inovação. Um outro achado da tese que contribui para o tema específico das redes de inovação foi a diferenciação destas redes em relação às organizações que contribuem para o seu surgimento. Os dados utilizados resultaram da combinação de pesquisa quantitativa e qualitativa. Foi realizado um survey com perguntas sobre inovação, aprendizado e capital social com empresas da PTAC e da Rede Petro. Além disso, foram realizadas entrevistas em profundidade com empresas e demais atores nas duas redes. A tese conclui com a necessidade de lançar luz sobre os limites e as contribuições do capital social para uma sociologia econômica da inovação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation is a comparative study in Brazil and Canada on the relationships between innovation, learning and social capital in the context of the innovation networks. The main objective was to understand the role of social capital, within an institutional context, in the learning and cooperation among innovation networks actors. Based upon the study of two networks related to the technological development in the oil and gas industry in Brazil and Canada, this dissertation indicates the limits to operationalize the concept of social capital when the institutional environment, in which actors are embedded, is not taken into account. The formation of the Petroleum Technology Alliance Canada and Rede Petro RS stemmed from the combination of an enabling institutional environment and the action of pre-existing social networks. The dissertation identified the need to anchor the concept of social capital in a broader theoretical context such as the economic sociology in order to better understand the actors’ strategies to access and acumulate social capital as well as to understand the enablers and constraints of the institutional environment. In relation to learning, there was evidence, in the qualitative research, that the social capital is positively associated to knowledge exploration and innovation. Another finding that has contributed to the topic of innovation networks was the differentiation between innovation networks and the organizations that facilitate the formation of such networks. The data used in this disseration resulted from the combination of quantitative and qualitative research. A survey with questions about innovation, learning and social capital was carried out with companies from PTAC and from Rede Petro RS. Besides that, indepth interviews were carried out with companies and other actors from the two networks. The dissertation concludes with the need to shed light on the limits and contributions from social capital to an economic sociology of innovation.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCapital Social, Aprendizado e Inovação : um estudo comparativo entre redes de inovação na indústria de petróleo e gás no Brasil e Canadáen
dc.typeTeseen
dc.description2Tese apresentada ao Programa de Doutorado do Centro de Pós-graduação e Pesquisa sobre as Américas, da Universidade de Brasília (CEPPAC-UnB), como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Ciências Sociais.en
dc.subject.keywordInfraestrutura (Economia)en
dc.subject.keywordDesenvolvimento organizacionalen
dc.subject.keywordPetróleo - Brasil - Canadáen
dc.subject.keywordInovações tecnológicasen
dc.location.countryBRAen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.