http://repositorio.unb.br/handle/10482/6513
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2008_AltairMartinsGomes.pdf | 906,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A influência da oralidade na escrita : uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal |
Autor(es): | Gomes, Altair Martins |
Orientador(es): | Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
Assunto: | Erro de ortografia Escrita - ensino secundário Ortografia e silabação |
Data de publicação: | 18-Mar-2008 |
Data de defesa: | 18-Mar-2008 |
Referência: | GOMES, Altair Martins. A influência da oralidade na escrita: uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal. 2008. 215 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumo: | Este trabalho pretende explicitar alguns fenômenos da oralidade que interferem nas redações dos alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, constituindo a chamada escrita oralizada. Os fenômenos pesquisados são de ordem fonético-fonológica, além de alguns morfológicos mais recorrentes nas dissertações. Tem como objeto a investigação dos traços de oralidade que as redações apresentam, mesmo estando seus autores imersos em uma cultura de letramento fortemente dominada pelas tecnologias da escrita O objetivo da pesquisa é coletar os casos que apresentam problemas de ortografia, a fim de contribuir para a agenda do professor na hora de trabalhar as dificuldades de seus alunos. Os sujeitos da pesquisa têm no mínimo oito anos de escolarização. Por problemas de alfabetização nas séries iniciais e pela falta de maior contacto com as regras da escrita, cometem erros de ortografia, que neste trabalho são justificados pela má interpretação e formulação de hipóteses heurísticas em relação às normas ortográficas. O presente estudo tem como parâmetro modelos de letramento que implicam domínio das práticas discursivas escritas e não apenas o domínio de regras ensinadas na escola fora de contexto. O estudo faz uma sondagem das crenças e atitudes dos falantes em relação à língua materna e faz um inventário dos traços graduais e descontínuos presentes nas dissertações, para ao final, propor metodologias de trabalho e colaborar para a formação de uma pedagogia culturalmente sensível em sala de aula. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this work is to shed light on orality phenomena that interfere with the written production of high school pupils of a public school in the Federal District, Brazil. The result of these interferences is known as oralized written texts. The study focuses on several phonological phenomena as well as on a few morphological ones. The students that produced the texts are deeply immersed in a literacy culture, not necessarily in their homes but in their urban social networks and at school, but irrespective of that their written production is very influenced by features of their oral speech. The study can bring a acontribution to the teachers’ agenda insofar as it emphasizes classroom strategies based on a culturally sensitive pedagogy. The students’ spelling problems seem to originate from a poor literacy training when they started school and from lack of a more systematic contact with literacy social practices. The study is based on a model of social literacy that takes into account a variety of social practices, and explores the students’ interpretation and heuristic hypotheses concerning spelling rules. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguistica, Português e Línguas Clássicas, 2008. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Dissertação submetida ao Programa de Pós- Graduação em Lingüística, do Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas, da Universidade de Brasília, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Lingüística, área de contração Linguagem e Sociedade. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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