Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6642
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FranciscoCesarAlvesSantos.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBizerril, Marcelo Ximenes Aguiar-
dc.contributor.authorSantos, Francisco César Alves-
dc.date.accessioned2011-01-27T19:24:13Z-
dc.date.available2011-01-27T19:24:13Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.date.submitted2010-09-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco César Alves. Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6642-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biologia, 2010.en
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo propor e avaliar uma estratégia pedagógica para o tratamento do tema transversal Meio ambiente no contexto do ensino médio, modificando o caráter da disciplina Projetos, ofertada desde 2001, em um colégio da rede particular de ensino de Brasília - DF. Para isso, a disciplina foi reestruturada nos anos de 2008 e 2009 com base em princípios da Educação Ambiental, da Escola Ativa, da Pedagogia de Projetos e do uso de jogos no ensino de ciências. A avaliação foi feita por meio de questionários, entrevistas e observações, verificando os conhecimentos sobre o tema Cerrado e as atitudes dos estudantes em relação a esse bioma e à própria disciplina. Os resultados indicam que a aquisição de conteúdos não foi diferente do observado quando a disciplina era ministrada com uso de aulas expositivas, no entanto a nova proposta possibilitou um aumento da afetividade em relação ao Cerrado, e partir delas veio a conscientização, a crítica e o interesse em participar de forma ativa para resolução de problemas ambientais. O trabalho também destaca o papel da reflexão e formação continuada do professor no estímulo a revisão de sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis thesis aims to propose and evaluate an educational strategy for the treatment of cross-cutting theme Environment in the context of high school, changing the character of the discipline projects, offered in 2001 in a private school in Brasília - DF. For this, the course was restructured in 2008 and 2009 based on principles of Environmental Education, of the Pedagogical Practice, of Pedagogy of Projects and of the use of games in teaching science. The evaluation was conducted through questionnaires, interviews and observations, checking the knowledge on the subject Cerrado and the attitudes of students in relation to that biome and the discipline itself. The results indicate that the acquisition of content was not different from that observed when the discipline was taught with the use of lectures, however, the new proposal allowed an increase in affection for the Cerrado, and from them came to consciousness, the criticism and interest in participating actively to solve environmental problems. The work also highlights the role of reflection and continuous education of the teacher in stimulating the revision of their teaching practice.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleProposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médioen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordJogosen
dc.subject.keywordCerradosen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.