Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6960
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MariseSantosMaranhaoTakano.pdf6,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonzales Taco, Pastor Willy-
dc.contributor.authorTakano, Marise Santos Maranhão-
dc.date.accessioned2011-02-28T18:25:41Z-
dc.date.available2011-02-28T18:25:41Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.date.submitted2010-10-28-
dc.identifier.citationTAKANO, Marise Santos Maranhão. Análise da influência da forma urbana no comportamento de viagens encadeadas com base em padrões de atividades. 2010. xiii, 219 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6960-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2010.en
dc.description.abstractA análise de viagens baseada em atividades toma por princípio que as decisões de cada indivíduo em relação a uma viagem urbana são dirigidas por um conjunto de atividades e, assim, o processo de escolha associado à decisão de viagem é melhor compreendido e modelado dentro do contexto da programação de atividades. Seguindo essa abordagem, uma das primeiras questões a serem consideradas é a formação de uma seqüência de deslocamentos como resultado da decisão de cada indivíduo acerca da combinação mais adequada entre atividades e viagens, denominada de encadeamento de viagens. Nesse contexto, a presente dissertação se insere em uma linha de pesquisa na qual o comportamento de viagens urbanas é analisado a partir dos pressupostos teóricos adotados pela abordagem baseada em atividades. O principal objetivo deste trabalho foi à análise da influência forma urbana no comportamento viagens tomando-se como unidade de análise o padrão de encadeamento de viagem. Para tanto, foi utilizado uma regressão logística para estimar a probabilidade de encadeamento de viagens em um estudo de caso referente a usuários de transporte público na avenida W3 Sul, situada no Plano Piloto, Brasília-DF. Como variáveis da forma urbana, foram utilizadas medidas de densidade populacional no local de origem dos viajantes e a diversidade do uso do solo no local de realização das atividades principais. Como variáveis de controle foram utilizadas ainda variáveis socioeconômicas e domiciliares dos indivíduos. Como principal resultado encontrou-se que usuários de transporte público na região analisada tendem, em sua maioria a realizarem viagens pendulares e, portanto são pouco propensos a encadearem suas viagens. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe fundamental principle of activity-based travel analysis is that each individual decision in relation to an urban travel are directed by a set of activities and therefore the selection process associated to the trip decision is better understood and modeled within the context of activities schedule. Following this approach, one of the first issues to be considered is the formation of the trip sequence as a result of the individual decision about the most appropriate combination of activities and travel, called trip chaining. In this context, this dissertation fits in a research line in which the travel behavior of urban travelers is analyzed from the theoretical assumptions of the activity-based approach. The main objective of this study is to analyze the urban form influence on the travel behavior, taking as the unit of analysis the trip chaining patterns. As the statistical technique, it was used the logistic regression to estimate the travel probability of trip chaining at the case study of public transport users in W3Sul Avenue, located in the Plano Piloto, Brasilia-DF. As the urban form variables were used the measures of population density at the travelers on the original location and diversity of land use at the place where occurred major activities. As control variables were also used the socioeconomic and household variables of individuals. Nevertheless, as the main result, it could be proved that public transport users in the analyzed region mostly tend to make commuting trips and therefore are less likely to chaining trips.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAnálise da influência da forma urbana no comportamento de viagens encadeadas com base em padrões de atividadesen
dc.title.alternativeAnalysis of the influence of urban form on trip-chaining behavior based on activity-travel patternsen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTransporte urbano - Brasília (DF)en
dc.subject.keywordTransporte urbano - viagemen
dc.subject.keywordTransporte urbano - usuáriosen
dc.subject.keywordEngenharia de transportesen
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.