Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6978
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JulianaRochadeFariaSilva.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Rocha de Faria-
dc.date.accessioned2011-03-01T15:17:20Z-
dc.date.available2011-03-01T15:17:20Z-
dc.date.issued2011-03-01-
dc.date.submitted2010-08-17-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Rocha de Faria. "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo": a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB). 2010. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6978-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2010.en
dc.description.abstractO presente trabalho investiga como os professores de piano popular organizam e sistematizam os conhecimentos e as habilidades do instrumento em suas práticas docentes, considerando sua formação e atuação como músico e professor. O Curso de Piano Popular do Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEP/EMB) é responsável pela formação básica e técnica de pianistas na música popular há vinte anos. A relevância desse curso no contexto pedagógico musical de Brasília motivou o desenvolvimento desta pesquisa. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa três professores de piano popular do Núcleo de Música Popular que atuam há mais de 10 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. As observações da prática docente dos três professores forneceram dados complementares que subsidiaram as entrevistas e permitiram compreender os processos de ensino relatados. Os estudos de Green (2001; 2005; 2006; 2008) sobre as práticas informais de aprendizagem dos músicos populares e a inserção dessas práticas na educação musical formal juntamente com os trabalhos de Couto (2008), Maranesi (2007) e Faour (2006) fundamentam a discussão teórica dos dados empíricos da pesquisa. Os resultados revelam que as práticas informais de aprendizagem e a educação musical formal se complementam na prática docente dos professores de piano popular. Os conhecimentos e habilidades que os professores sistematizam e organizam em sua prática docente são orientados por sua concepção sobre música popular e sua formação como músico e como professor. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper investigates how popular piano teachers organize and systematize their knowledge and skills of the instrument in their teaching practices, considering his formation and work as a musician and teacher. The Course of Popular Piano at Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasilia (CEP/EMB) is responsible for basic training and technique pianists in popular music for twenty years. The relevance of this course in the teaching music context in Brasilia motivated the development of this research. The research method used was case study with a qualitative approach. Participated in the survey three popular piano teachers at the Núcleo de Música Popular (NuMP) which work for over 10 years. Data collection was conducted through interviews. Observations of teaching practice of three teachers provided additional data that supported the interviews and allowed us to understand the processes of education reported. The studies of Green (2001; 2005; 2006; 2008) on informal learning practices of popular musicians and embedding these practices in formal music education along with the works of Couto (2008), Maranesi (2007) and Faour (2006) based theoretical discussion of the empirical research. The results show that the practices of informal learning and formal musical education complement each other in teaching practice popular piano teacher. The knowledge and skills that teachers systematize and organize their teaching practice are guided by his views on popular music and his training as a musician and teacher.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.title"Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - prática de ensinoen
dc.subject.keywordPiano - aprendizagemen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.