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Título: Gênero e política no noticiário das revistas semanais brasileiras : ausências e estereótipos
Outros títulos: Gender and politics in Brazilian news magazines : absences and stereotypes
Autor(es): Tokarski, Flávia Millena Biroli
Assunto: Gênero
Comunicação de massa
Política
Data de publicação: Jan-2010
Referência: BIROLI, Flávia. Gênero e política no noticiário das revistas semanais brasileiras: ausências e estereótipos. Cad. Pagu, Campinas, n. 34, p. 269-299, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cpa/n34/a11n34.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2011. doi: 10.1590/S0104-83332010000100011.
Resumo: O artigo analisa as relações entre gênero e política no noticiário das revistas semanais brasileiras Veja, Época e Carta Capital, em 2006 e 2007. Os dados permitem constatar a presença reduzida de mulheres no noticiário e a existência de estereótipos de gênero que remetem a compreensões do papel da mulher nas sociedades e de sua competência para atuar na vida pública. Por meio da análise das mulheres políticas que tiveram maior visibilidade no período analisado – Heloisa Helena, Marta Suplicy e Dilma Rousseff –, discute representações de feminilidade e de masculinidade, do privado e do público, que atribuem sentidos à presença diferenciada de homens e mulheres na política e na mídia. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present article analyses the relationship between gender and politics in Brazilian weekly news magazines Veja, Época e Carta Capital, in 2006 and 2007. Data allows a discussion about the scant presence of women in news magazines and the presence of gender stereotypes that refer to understandings of women's role and their competence to act in public life. Analysing women who had most visibility within the chronological limits of the research – Heloisa Helena, Marta Suplicy e Dilma Rousseff –, it discusses representations of femininity and masculinity, private and public, that give specific meanings to the presence of men and women in politics and the media.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332010000100011
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