Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Montoro, Tânia Siqueira | - |
dc.contributor.author | Dumaresq, Ana Carolina Landin | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-04T16:07:06Z | - |
dc.date.available | 2011-04-04T16:07:06Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2010-07-29 | - |
dc.identifier.citation | DUMARESQ, Ana Carolina Landin. Mandrake: gênero, corpo e sexualidade na narrativa televisiva. 2010. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, 2010. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7278 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2010. | en |
dc.description.abstract | Esta dissertação utiliza-se dos referencias teóricos dos Estudos Culturais da Comunicação, da teoria das Representações Sociais e da Crítica Feminista para analisar, sob a perspectiva de gênero, a série de televisão Mandrake, exibida, no Brasil, pelo canal fechado HBO nos anos de 2005 e 2007, com reprise em 2010. Investiga os sentidos que propiciam a construção e diferenciação dos corpos masculinos e femininos na conformação das identidades de gênero. Para análise da linguagem audiovisual do seriado, foram considerados os elementos da gramática imagética e sonora como enquadramentos cênicos, pontos de vista da câmara, planos utilizados, construção de personagens, figurinos, adereços, sons e músicas que conformam a narrativa. Em grandes linhas, a investigação aponta que as narrativas em diversos episódios do seriado encontram-se atreladas a um olhar patriarcal, conferindo aos homens o papel de caçadores e às mulheres o papel de caça, reforçando estereótipos e formas de estigmas. Reforça papéis e territórios de "normalidade" e de "desvios" por meio de comportamentos e atitudes sexistas. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Esta dissertação utiliza-se dos referencias teóricos dos Estudos Culturais da Comunicação, da teoria das Representações Sociais e da Crítica Feminista para analisar, sob a perspectiva de gênero, a série de televisão Mandrake, exibida, no Brasil, pelo canal fechado HBO nos anos de 2005 e 2007, com reprise em 2010. Investiga os sentidos que propiciam a construção e diferenciação dos corpos masculinos e femininos na conformação das identidades de gênero. Para análise da linguagem audiovisual do seriado, foram considerados os elementos da gramática imagética e sonora como enquadramentos cênicos, pontos de vista da câmara, planos utilizados, construção de personagens, figurinos, adereços, sons e músicas que conformam a narrativa. Em grandes linhas, a investigação aponta que as narrativas em diversos episódios do seriado encontram-se atreladas a um olhar patriarcal, conferindo aos homens o papel de caçadores e às mulheres o papel de caça, reforçando estereótipos e formas de estigmas. Reforça papéis e territórios de “normalidade” e de “desvios” por meio de comportamentos e atitudes sexistas. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Mandrake : gênero, corpo e sexualidade na narrativa televisiva | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Televisão - programas | en |
dc.subject.keyword | Sexo | en |
dc.subject.keyword | Identidade social - comunicação social | en |
dc.subject.keyword | Comunicação e cultura | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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