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dc.contributor.advisorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
dc.contributor.authorSantos, Domingos dos-
dc.date.accessioned2011-04-06T00:35:04Z-
dc.date.available2011-04-06T00:35:04Z-
dc.date.issued2011-04-06-
dc.date.submitted2010-10-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Domingos dos. A experiência de um aprendiz de português como segunda língua em ambiente de imersão. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7304-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.en
dc.description.abstractA adoção da língua portuguesa como língua oficial por países falantes de outros idiomas tem se tornado, em muitos casos, um entrave para a competência comunicativa dos pretensos usuários da mesma. E, em se tratando do uso do português no contexto escolar por estudantes e professores desses países, a situação pode complicar-se ainda mais. Assim, este estudo tem o objetivo de analisar e descrever o processo de desenvolvimento da competência comunicativa de um aprendiz, em língua portuguesa como Segunda Língua (L2) em ambiente de imersão. Para tanto, trabalhou-se com um estudante estrangeiro beneficiado pelo Programa de Cooperação entre o Brasil e o Timor-Leste (CBTL), estudante esse que vem a ser o próprio pesquisador. Assim, o estudo ancorou-se nos pressupostos do paradigma da pesquisa qualitativa, mas especificamente, nos pressupostos da pesquisa etnográfica de cunho auto-biográfico. As informações foram construídas a partir de instrumentos como a observação/monitoração, de protocolos de leitura, de glossários, da produção textual e do diário reflexivo. Desse modo, pesquisas como esta podem contribuir para um redirecionamento do trabalho didático-pedagógico concernente a alunos, participantes desse tipo de programa, que frequentemente são encaminhados às Instituições de Ensino Superior, para participarem dos diversos programas de Graduação e de Pós-Graduação que são oferecidos pelo Brasil. A pesquisa evidenciou que o registro da reflexão por meio de diários reflexivos se mostrou um recurso extremamente válido para o aprendizado e a ampliação da competência comunicativa do pesquisado, pois lhe permitiu tomar consciência dos processos cognitivos envolvidos na ampliação de sua competência comunicativa. Além disso, ficou claro que a reflexão sistemática e pontual sobre os episódios interacionais, a partir da imersão, contribui para a ampliação da competência comunicativa, ampliação esta particularmente facilitada pela descrição desse processo, o que foi determinante para que o pesquisador/pesquisado lograsse êxito como aprendiz do português brasileiro. Verificou-se, ainda, que o conceito abstrato de imersão se materializa em um conjunto de circunstâncias de interação que são favorecedoras do processo de aquisição. Ou seja, a imersão deve ser vista, não como uma condição abstrata, mas como uma condição que se torna concreta em situações reais nas quais o aprendiz participa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe adoption of Portuguese as the official language in countries whose population speak other languages has become, in many instances, an impediment for the communicative competence of the allegedly users of the language. When one considers the use of Portuguese in the school context by students and teachers of such countries, the situation becomes even more complex. Thus, this study aims at analyzing and describing the process of the development of communicative competence of a learner of Portuguese as a Second Language (L2) in an immersion situation. The subject of the study is a foreign student who was granted a scholarship by the Brazil-East Timor Cooperation Program (CBTL), and who also happens to be the researcher. The study based on the tenet of qualitative research, specifically those of the ethnographic research with an auto-biographical approach. The information was gathered from tools such as observation/monitoring, reading protocols, glossaries, textual production and a personal diary. Researches such as this one may contribute for redesigning pedagogical work in relation to students, participants in this kind of program, who are often directed to higher education institutions to participate in various undergraduate and graduate programs which are offered all over Brazil. The research showed that the registering of personal feelings and memories through the so called reflexive diaries is extremely valid for the learning and enriching of communicative competence of the subject, since it allowed him to become aware of the cognitive processes involved in hightening his ability to communicate effectively. Furthermore, it was clear that sistematic reflection about the interactional events, from an immersion perspective, contributes to expanding communicative competence, which also benefited from the description of such process, a crucial factor for the success achieved by the subject as a learner of Brazilian Portuguese. The research also indicated that the abstract concept of immersion materializes itself in a set of circumstances of interaction which contribute to the process of acquisition, i. e., immersion should be seen not as an abstract condition, but as one which becomes concrete in the actual situations in which the learner participates.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA experiência de um aprendiz de português como segunda língua em ambiente de imersãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeirosen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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