Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7330
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SobreProximidadeSensoComum.pdf934,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação : positividade ou simples decadência?
Outros títulos: On the proximity of common sense in qualitative research in education : positivity or simple decadence?
Sobre la proximidad del sentido común de las pesquisas cualitativas en la educación : ¿positivismo o simple decadencia?
Autor(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Trevisan, Amarildo Luiz
Assunto: Pesquisa qualitativa
Pesquisa científica
Produção do conhecimento
Data de publicação: Jan-2010
Referência: DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência?. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.15, n.43, p. 148-201, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n43/a10v15n43.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2011. doi: 10.1590/S1413-24782010000100010.
Resumo: O artigo propõe uma discussão sobre a forma de recepção das pesquisas qualitativas na educação. Procura enfrentar as acusações da ausência de rigorosidade científica, defendendo que o problema não está propriamente na concepção de pesquisa, menos ainda numa simples decadência natural de sua história. Entende que existe uma falta de compreensão que permite a apropriação dessas pesquisas de maneira nem sempre adequada às suas exigências. Questiona, assim, o empobrecimento da sua experiência no campo educativo, compreendendo a importância do quantitativo nas abordagens em suas diferentes configurações. A título de provocação, enuncia algumas proposições com o intuito de diminuir a possibilidade de que tais pesquisas sejam avaliadas como formas prosaicas de produção do conhecimento no contexto educativo.
Abstract: The article proposes a discussion on the way in which qualitative research in education is received. It seeks to face the accusations concerning the lack of scientific rigor, defending the position that the problem is not precisely in the conception of the research, and less still in a simple natural decadence of its history. It understands that the existence of a lack of comprehension permits the appropriation of such research in a way not always suitable to its requirements. It thus questions the impoverishment of its experience in the educational field, comprehending the importance of quantitative studies in approaches in their different configurations. Provocatively, it enunciates some propositions with the intention of diminishing the possibility that such research is evaluated as a prosaic means for the production of knowledge in the educational context.
Resumen: Este artículo propone una discusión sobre la forma de recepción de las pesquisas cualitativas en la educación. Busca enfrentar las acusaciones de la ausencia de rigurosidad científica, defendiendo que el problema no está propiamente en la concepción de la pesquisa, y mucho menos en una simple decadencia natural de su historia. Se entiende que existe una falta de comprensión que permite la apropiación de esas pesquisas de una manera ni siempre muy adecuada a las exigencias suyas. Cuestiona, así, el empobrecimiento de su experiencia en el campo de la educación, comprendiendo la importancia del cuantitativo en el planteamiento de sus diferentes configuraciones. Con el sentido de provocación, enuncia algunas proposiciones con el intento de disminuir la posibilidad de que tales pesquisas sean evaluadas como formas prosaicas de producción del conocimiento en el contexto educativo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000100010
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons