Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7356
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_LarissaFerreiraRegisBarbosa.pdf18,23 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedeiros, Maria Beatriz de-
dc.contributor.authorBarbosa, Larissa Ferreira Regis-
dc.date.accessioned2011-04-09T02:27:26Z-
dc.date.available2011-04-09T02:27:26Z-
dc.date.issued2011-04-09-
dc.date.submitted2010-02-01-
dc.identifier.citationBARBOSA, Larissa Ferreira Regis. AMC : afecção mediada por computador em coletivos performáticos desterritorializados. 2010. xvi, 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7356-
dc.descriptionDissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2010.en
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a constituição dos coletivos performáticos na performação em telepresença. Estes agrupamentos se encontram na simultaneidade dos tempos e forjam um espaço de afecção telemática. Na efemeridade dos gestos mediados, corpos de muitos se integram como grupo, o qual chamamos de coletivos performáticos desterritorializados. Estes são experienciados em iniciativas brasileiras que foram mapeadas nesta pesquisa: Açúcar Invertido, Antonieta Chegou Hoje, Corpos Informáticos, Grupo ERRO, Performídia, Perforum, Phila 7, Poética Tecnológica na Dança, Quik Corpo Aberto. A partir da análise desta cartografia itinerante, contrastamos a AMC (Afecção Mediada por Computador) com a CMC (Comunicação Mediada por Computador) a fim de distinguir os coletivos desterritorializados e as comunidades virtuais. Enfatizamos a AMC em sua urgência em fazer compartilhar, poeticamente e politicamente em intervenções que deflagram os espaços de poder na rede. As impressões resultam neste documento-inventivo que segue por planos de composição estética ao criar os seguintes conceitos: performação, ato-ação, corpo em obra, perfornomadismo, telepresença em circuito fechado e aberto, olhar incorporado, espaço em corpo. Agrupamos-nos, sobretudo, com Spinoza, Deleuze, Negri, Guattari, Certeau, Baudrillard. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe presente research discursses accost the formation of collectives in the action of performance in telepresence. These groups find in the simultaneity of the time and found an affection telematics space. In ephemeral gestures mediated, bodies join as a group, which we call collective perfomartic deterritorialized. These are experienced in Brazilian initiatives that have been mapped in this research: Açúcar Invertido, Antonieta Chegou Hoje, Corpos Informáticos, Grupo ERRO, Performídia, Perforum, Phila 7, Poética Tecnológica na Dança, Quik Corpo Aberto. Based on the analysis of this map itinerant, constrasted AMC (Affection Mediated by Computer) with the CMC (Communication Computer mediated) in order to distinguish the collective deterritorialized and virtual communities. We emphasize the AMC in his urge to share, poetically and politically interverntions that trigger the spaces of power in the net. We made some impressions that result in this document-inventive about the performação, act-action, body in art, perfornomadismo, telepresence in closed circuit and open circuit, corporate eyes, space in body. We join with Spinoza, Deleuze, Negri, Guattari, Certeau, Baudrillard.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAMC : afecção mediada por computador em coletivos performáticos desterritorializadosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPerformance (Arte)en
dc.subject.keywordTelepresençaen
dc.subject.keywordComputadores e civilizaçãoen
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7356/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.