Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7363
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_GenildeCastroPachecoJunior.pdf12,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: "Que acorde é esse aí?" pluralidade o processo criativo da ressignificação de estruturas harmônicas e melódicas
Autor(es): Pacheco Júnior, Genil de Castro
Orientador(es): Magalhães-Castro, Beatriz
Assunto: Harmonia (Música)
Criatividade - música
Instrumentos musicais
Data de publicação: 10-Abr-2011
Referência: PACHECO JUNIOR, Genil de Castro. "Que acorde é esse aí?" pluralidade o processo criativo da ressignificação de estruturas harmônicas e melódicas. 2010. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: ste trabalho propõe-se a discutir a questão da ressignificação de acordes e linhas melódicas conhecida como pluralidade(s), a partir das perspectivas imbuídas em publicações teóricas relacionadas ao jazz, compreendendo ainda o papel desse conceito na prática e no processo criativo de instrumentistas. A questão da pluralidade é explorada na dissertação como fio condutor que estabelece um diálogo entre as perspectivas relativas à ressignificação encontradas na teoria, no âmbito do jazz e na tradição teórica da música erudita ocidental, em especial, na tradição austro germânica do século XIX, onde é encontrado o conceito Mehrdeutigkeit (significado(s) múltiplo(s)) que remete a uma mesma abordagem teórica. Qual o papel da ressignificação encerrada nos conceitos de pluralidade(s) e de significados múltiplos, na análise (teoria) e no processo criativo, relacionado, em especial, à harmonia, é a questão central norteadora da pesquisa. A pesquisa bibliográfica e a entrevista não dirigida foram os procedimentos metodológicos de exploração e inquirição utilizados neste trabalho. Foram também analisadas e sistematizadas, como base na teoria escala acorde, as ocorrências da pluralidade nos vários tipos de tétrades relacionadas às escalas maior, menor melódica, menor harmônica e maior harmônica e respectivos modos, bem como em acordes simétricos e formações por superposição de tríades, considerando as relações entre os aspectos horizontais e verticais. Os dados obtidos nesta pesquisa demonstram a relevância da pluralidade como importante ferramenta analítica, didática e criativa utilizada na compreensão e na criação musical. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study discusses the ressignification of chords and melidodic line known as plurality from perspectives found in the realm of jazz textbooks. This work also delas with the relationship between the concepr of plurality works as a connecting thread stabling a dialogue between the perspectives of jazz theory and western traditional theory, particularly the Austro German tradition of the XIX century in which the concept of Mehrdeutingkeit (multiple meaning) is found pointing to a similar theoretical approach. The role of ressignification of melodic and harmonic structures subsumed in the concepts of plurality and multiple meaning in music theory and musical analysis and its relation to the crative process is the central focus of this research. The non-directive interview and bibliographic research were the methodological procedures used in this work for the analysis of the interviews and the exploration of ressignification of chords in jazz text books and books belonging to the Austro German theory tradition of the XIX century. Furthermore, the occurrences of plurality in four note chords related to different scales and modes, including symmetric structures and structures based in triadic superposition were all submitted to analysis and eventually systematized based on the relevance of plurality as an important tool in analyism learning, understanding and creating music.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2010.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.