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Título: A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim
Autor(es): Weller, Wivian
Assunto: Relações entre gerações
Sociologia do conhecimento
Mannheim, Karl,1893-1947
Data de publicação: Mai-2010
Referência: WELLER, Wivian. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Sociedade e Estado, Brasília, v. 25, n. 2, p.205-224, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/se/v25n2/04.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2011. doi: 10.1590/S0102-69922010000200004.
Resumo: O conceito de gerações vem sendo retomado nas análises sociológicas que apontam não somente para as diferenças de classe, mas também para as desigualdades de gênero, étnico-raciais, culturais e geracionais. No entanto, "gerações" aparece como uma espécie de conceito guarda-chuva ou como categoria pouco teorizada. Embora o conceito de gerações de Mannheim represente, para muitos autores, a mais completa tentativa de explicação do tema, o mesmo tem sido, muitas vezes, citado por se tratar de um "clássico": as potencialidades de análise do conceito proposto pelo autor ainda são muitas. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reconstrução deste "famoso" ensaio que até hoje não chegou a ser integralmente traduzido e publicado no Brasil e, por outro, discute a atualidade e pertinência do artigo escrito por Mannheim em 1928 para os estudos contemporâneos sobre gerações e suas interfaces com outros campos.
Abstract: The concept of generations has been incorporated into sociological analysis, which points class differences but also gender, ethnic, racial, cultural and generational inequalities. However "generations" seems to be a kind of umbrella concept or category that have been little theorized. Though the concept of generations of Mannheim represent, for many authors, the most comprehensive attempt to explain the issue, it has been frequently quoted since it is a "classic". The possibilities of analysis of the concept proposed by the author still are many. This article presents, first, a reconstruction of this 'famous' essay which has not yet come to be fully translated and published in Brazil, and secondly, discusses the relevance and appropriateness of the article written by Mannheim in 1928 for the contemporary studies of generation and their interfaces with other fields.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922010000200004
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