http://repositorio.unb.br/handle/10482/7402
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Teorias-guiaEducacionaisProdução.pdf | 84,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Teorias-guia educacionais da produção dos materiais didáticos para a transversalidade curricular do meio ambiente do MMA |
Autor(es): | Saito, Carlos Hiroo Bastos, Fábio da Purificação de Abegg, Ilse |
Assunto: | Material didático Educação ambiental Educação Diversidade biológica |
Data de publicação: | 10-Fev-2008 |
Referência: | SAITO, Carlos Hiroo; BASTOS, Fábio da Purificação de; ABEGG, Ilse. Teorias-guia educacionais da produção dos materiais didáticos para a transversalidade curricular do meio ambiente do MMA. Revista Iberoamericana de Educación, v.45, n. 2, 10 febrero 2008. Disponível em: <http://www.rieoei.org/expe/1953Saito.pdf>. Acesso em: 3 mar. 2011. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é descrever e problematizar conceitos-chave da concepção educacional que guiaram a produção de um conjunto articulado de material didático impresso e digital (composto de portifólios com fotos e textos, um livro do professor e um jogo educativo de tabuleiro) produzido para o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério do Meio Ambiente no ano acadêmico de 2005-2006. O conjunto do material didático (disponível em http://www.unb.br/ib/ecl/eaprobio) versa sobre a biodiversidade brasileira, que integra os biomas brasileiros, as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (constantes da lista oficial), a problemática da fragmentação de ecossistemas e das espécies exóticas invasoras e a importância das Unidades de Conservação da Natureza, no contexto dos compromissos assumidos pelo governo brasileiro junto à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em 1992, e a posterior instituição da Política Nacional da Biodiversidade. Pretende-se conceder especial atenção ao escopo teórico-metodológico da produção do elemento central e articulador desse material didático que são os pares de portifólios compostos por problematizações em torno de conflitos socioambientais reais e ações positivas implementadas, geradoras e sustentadoras do diálogo com os alunos nas atividades escolares transversais de meio ambiente, buscando ainda fortalecer uma cultura de participação socioeducacional, e a promoção ou fortalecimento dos movimentos sociais organizados. Explicita-se, do ponto de vista educacional, o esforço para integrar as idéias de investigação-ação, empowerment e diálogo-problematizador, de forma a produzir um material nas perspectivas critica e emancipatória, de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons