Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7858
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_KarenDutraVLima.pdf672,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Efeito de variáveis sociais do cenário de consumo no comportamento e relato de descarte de lixo
Autor(es): Lima, Karen Dutra Vila
Orientador(es): Oliveira-Castro, Jorge Mendes de
Assunto: Comportamento do consumidor
Lixo - eliminação
Proteção ambiental
Data de publicação: 18-Mai-2011
Referência: LIMA, Karen Dutra Vila. Efeito de variáveis sociais do cenário de consumo no comportamento e relato de descarte de lixo. 2008. 38 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo avaliou a influência de variáveis sociais que sinalizam potenciais reforçadores informativos, além do efeito de variáveis como gênero, quantidade de pessoas sentadas à mesa e fluxo de pessoas no comportamento de descarte de lixo, em consumidores de shopping. Foram utilizadas estratégias analítico-comportamentais antecedentes para o descarte. No experimento, realizou-se uma campanha pró-ambiental, na praça de alimentação de um shopping, introduzindo banners e pessoas com camisetas da campanha, com uma frase pró-ambiental, e solicitação de descarte adequado de lixo. A variável dependente utilizada foi a porcentagem de consumidores que descartaram adequadamente seus restos de refeições. A coleta de dados foi efetuada por meio de filmagem. Dados da história de aprendizagem individual foram coletados, por meio de questionários. Os resultados indicaram que quanto maior é o número de pessoas no local, menor a probabilidade de ocorrer o descarte adequado de lixo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study evaluated the influence of social variables that signal potential informational reinforcement, in addition to the effect of variables such as gender, amount of people sitting at the table and people flow in the behavior of disposal of waste in consumers at the shopping center. To the discarding, it was used antecedent analytical-behaviorist strategies. In the experiment, a pro environment campaign was carried through at the square of food of the shopping center, introducing banners and people wearing t-shirts of the campaign with a pro-environmental sentence and pleading adequated waste disposal. The dependent variable used was the percentage of consumers that discarded adequately their remains of their meals. The data was collected by recording. The results indicated that the more people there are, less probable it is the proper disposal.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2008.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.