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2010_TatianadePinoAlbuquerqueMaranhao.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSobral, Fernanda Antônia da Fonseca-
dc.contributor.authorMaranhão, Tatiana de Pino Albuquerque-
dc.date.accessioned2011-05-18T18:44:04Z-
dc.date.available2011-05-18T18:44:04Z-
dc.date.issued2011-05-18-
dc.date.submitted2010-04-12-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Tatiana de Pino Albuquerque. Autonomia reflexiva e produção do conhecimento científico: o campo da sociologia no Brasil (1999-2008). 2010. 210 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7864-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2010.en
dc.description.abstractO objetivo principal da presente tese foi descrever e analisar as características e condições da autonomia do campo científico por meio da produção do conhecimento sociológico no Brasil (relações entre atores sociais, financiamento público e temas pesquisados), entre 1999 e 2008. A partir do constructo teórico de autonomia reflexiva, as informações foram sistematizadas em cinco bases de dados desenvolvidas pela autora, contendo variáveis relacionadas aos temas da política científica e tecnológica (Planos Plurianuais, legislação e projetos fomentados pelo CNPq) e aos temas da produção de conhecimento científico na Sociologia (livros produzidos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação e artigos publicados em periódicos dominantes). Após a descrição dos dados, certas variáveis foram recodificadas em duas outras bases, intituladas AGENDAPOL e AGENDASOL. Estas possibilitaram análises de conteúdo, de frequência temática e de similaridade entre categorias temáticas encontradas. Os resultados obtidos reforçam sobremaneira a explicação da autonomia reflexiva como característica do campo científico, mediante a compreensão de que o que se produz na Sociologia não está relacionado diretamente aos assuntos delineados pelo fomento público federal: encontraram-se poucas pesquisas com muitos recursos e, ao mesmo tempo, uma tendência crescente na quantidade de pesquisas com poucos recursos (valor médio de até R$27.000,00). Verificou-se ainda a existência de trabalhos solitários ‘artesanais’, bem como a existência de grupos de pesquisa e de redes produzindo coletivamente. Além disso, soube-se que os atores (individuais e institucionais) que mais publicam livros não são os que mais publicam artigos, o que pode indicar lógicas de produção e de acesso à publicações diferentes. Proporcionalmente aos livros e aos projetos de pesquisa, a publicação de artigos é pequena, realizada por poucos atores institucionais que, no entanto, concentram mais recursos de fomento à pesquisa. Enfim, um fato marcante dentre os resultados desta tese consistiu na comprovação empírica da reprodução da dominação de certas Instituições de Ensino Superior no campo sociológico. Num grupo de 14 IES que estão acima da média na produção de artigos, de livros, de projetos e de fomento federal recebido, IUPERJ, USP e UNICAMP encontram-se num primeiro patamar de produtividade (GRÁF.9). Embora não se questione de modo algum a qualidade dos trabalhos ou de seus pesquisadores, tal situação é desfavorável às transformações estruturais necessárias no fomento à pesquisa e cria entraves para novos atores tanto no que se refere ao acesso à publicação como na tomada de posições em comissões estratégicas no campo científico. Por outro lado, evidenciando que as estruturas de dominação não conseguem controlar nem determinar o campo científico, a contínua pressão de novos atores (institucionais e individuais) com demandas de diferentes campos, em conflito por posições e por reconhecimento fortalece a reflexividade. Finalmente, a dinâmica da autonomia reflexiva nos processos locais e mundiais de construção da ciência garante a existência de espaços de não submissão da agenda temática do campo sociológico a outros interesses. Fato este que, em última instância, viabiliza uma contínua retradução de problemas sociais reais em problemas sociológicos fundamentais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe main objective of this thesis was to describe and analyze the characteristics and conditions for the autonomy of science through the production of sociological knowledge in Brazil (relations among social actors, public investments in R&D and research topics), between 1999 and 2008. From the theoretical construct of reflexive autonomy, the information was systematized in five databases developed by the author, containing variables related to issues on science and technology (scientific and technological policies’ priorities, related legislation and investments) and themes on scientific production of knowledge in sociology (books and articles published under the Post-Graduate Programs and distinguished academic periodicals). After a description of the data, certain variables were recoded in two other bases, entitled AGENDAPOL and AGENDASOL. This enabled analysis of content, frequency and thematic similarity between the thematic categories found. The results greatly strengthen the explanation of reflexive autonomy as a characteristic of the scientific field, by understanding that what is produced in Sociology is not directly related to the matters outlined by federal public investments: there are few projects with a great amount of resources and, at the same time, a growing trend in the number of research projects with few resources (average of R$ 27.000,00 or less). Evidence related to the solitary sociological `craftwork` as well as the existence of research groups and networks producing collectively were also found. In addition, it was learned that actors (individual and institutional) who publish more books are not the ones that publish more articles, which may indicate diverse logics of production and access to publication. Proportionally to the quantity of books and research projects, there were few articles published by a small group of institutional actors who, however, benefited from concentrated federal research support. Finally, one important fact from the results of this thesis was the empirical evidence of the reproduction of the domination and symbolic power of certain universities in the field of sociology. From a group of 14 HEIs situated above average regarding books, articles and research projects` production and S&T funds received from federal organizations, IUPERJ, UNICAMP and USP are at first level of productivity in relation to eleven other distinguished universities. Although not questioning in any way the quality of their work or members, this situation is highly unfavorable to necessary structural changes in research structure and creates formal and informal barriers (and not the expected high standard criteria) for new players to publish or take positions within the scientific field of Sociology. Paradoxically, and proving that the structures of domination cannot permanently control or determine the international scientific field, reflexivity is reinforced by a constant pressure from new actors (institutional and individual) with different capital and interests in struggle over positions and recognition. Moreover, the international flows of scientific controversies leverage and extend the existing degree of reflexive autonomy as they offer new positions and themes for new players. Finally, the dynamics of reflexive autonomy in local processes and global construction of science ensures the existence of areas of non submission to other interests in the sociological agenda of research and publication. Ultimately, this is the type of autonomy which enables a continuous retranslation of real social problems into fundamental sociological problems. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉen
dc.description.abstractL'objectif principal de cette thèse était de décrire et d'analyser les caractéristiques et les conditions de l'autonomie de la science à travers la production de la connaissance sociologique au Brésil (relations entre les acteurs sociaux, des sujets publics et spécifiques), entre 1999 et 2008. De la construction théorique de la réflexion de soi, l'information est systématisée dans cinq bases de données développées par l'auteur, contenant des variables liées aux thèmes de la science et la technologie (plans pluriannuels, la législation et les projets promus par le CNPq) et les questions de la production de connaissances sociologie scientifique (livres produits dans le cadre du postuniversitaire et articles de revues dominante). Après une description des données, certaines variables ont été recodées dans deux autres bases, intitulé AGENDAPOL et AGENDASOL. Cette analyse a permis de contenu, la fréquence et la similarité thématique entre les thèmes trouvés. Les résultats renforcent grandement l'explication de l'autonomie réflexive comme une caractéristique de la science, par la compréhension que ce qui est produit en sociologie n'est pas directement lié aux questions énoncées par la promotion publique fédérale: Nous avons trouvé peu d'études avec beaucoup de ressources et à la En même temps, une tendance croissante dans le montant de la recherche avec peu de ressources (moyenne de R $ 27.000,00). Il a été également l'existence du travail solitaire «bateaux», ainsi que l'existence de groupes et réseaux de recherche produisant collectivement. En outre, on a appris que les acteurs (individuels et institutionnels) de publier plus de livres ne sont pas ceux qui publient des articles, qui mai indiquer la logique de la production et l'accès à différentes publications. Proportionnellement aux livres et aux projets de recherche, publication d'articles est petite, faite par un petit nombre d'acteurs institutionnels, cependant, se concentrer davantage de ressources pour appuyer la recherche. Enfin, un fait important à partir des résultats de cette thèse est la preuve empirique de la reproduction de la domination de certaines institutions d'enseignement supérieur dans le domaine de la sociologie. Dans un groupe de 14 établissements d'enseignement supérieur sont supérieurs à la moyenne dans la production de livres, de projets et le développement a reçu du gouvernement fédéral IUPERJ, UNICAMP et l'USP sont un premier niveau de la productivité (GRÁF.9). Bien que n'étant pas en doute en aucune façon la qualité de l'oeuvre ou de ses chercheurs, cette situation n'est pas favorable à des changements structurels dans la promotion de la recherche et créé des obstacles pour les nouveaux joueurs aussi bien en ce qui concerne l'accès à la publication en tant que de prendre des positions sur les comités stratégiques dans le domaine scientifique. En outre, la preuve que les structures de domination ne peut pas contrôler ou de déterminer le domaine scientifique, la pression constante de nouveaux acteurs (institutionnels et individuels) avec les exigences de différents domaines, en conflit avec les positions et la reconnaissance renforce la réflexivité. Ajouté à cela, le flux internationaux de mouvement du levier controverses scientifiques et d'étendre le degré d'autonomie de réflexion existants, car ils offrent de nouveaux postes pour les nouveaux joueurs. Enfin, la dynamique de l'autonomie réflexive dans les processus locaux et la construction globale de la science assure que les zones de non-présentation du programme thématique du champ de la sociologie à d'autres intérêts. Un fait que, finalement, permet à une retraduction continue des problèmes sociaux réels dans les problèmes fondamentaux sociologiques.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAutonomia reflexiva e produção do conhecimento científico : o campo da sociologia no Brasil (1999-2008)en
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordCiência - aspectos sociaisen
dc.subject.keywordSociologia do conhecimentoen
dc.subject.keywordCiência e tecnologia - Brasilen
dc.subject.keywordComunicação na ciência - Brasilen
dc.subject.keywordConhecimento científicoen
dc.subject.keywordProdução do conhecimentoen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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