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dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorMathias, Emmily Flugel-
dc.date.accessioned2011-05-24T12:17:06Z-
dc.date.available2011-05-24T12:17:06Z-
dc.date.issued2011-05-24-
dc.date.submitted2010-12-10-
dc.identifier.citationMATHIAS, Emmily Flugel. Um estudo sobre a relação entre o uso das NTICE na educação corporativa e a gestão do conhecimento de uma instituição pública: o caso do TCU. 2010. viii, 189 f., il. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7980-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.en
dc.description.abstractAs mudanças no mundo do trabalho vêm exigindo, cada vez mais, novas competências para o trabalhador, que precisa estar apto a apresentar soluções para problemas cada vez mais complexos. Este é um fenômeno típico da Sociedade Informacional, que afeta os mais diferentes aspectos da vida cotidiana e, em especial, o ambiente produtivo. A redução das distâncias e dos limites entre espaço e tempo e o extenso volume de informações e conhecimentos disponíveis nas redes de comunicação têm alterado as antigas regras de gestão nas organizações, interferindo no alcance dos seus resultados. A Gestão do Conhecimento e a Educação Corporativa têm sido consideradas importantes estratégias capazes de levar pessoas e organizações a realizarem seus objetivos. Este estudo pretendeu verificar se a adoção de Novas Tecnologias da Informação, Comunicação e Expressão no contexto da Educação Corporativa pode agregar valor e gerar situações de produção e consumo coletivo de conhecimentos, que podem revelarse importantes instrumentos para o alcance dos objetivos estratégicos das organizações. O modelo de pesquisa procurou verificar, junto aos servidores do Tribunal de Contas da União, que participaram de ações de capacitação entre julho de 2008 e julho de 2009, sua percepção sobre os três temas centrais do estudo: NTICE, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. Os dados foram coletados por meio de um Blog, disponibilizado na rede interna do Tribunal pelo período de três semanas, e depois foram inseridos no software Hyper Research para que fossem organizados em categorias que permitissem a análise do discurso dos participantes. Os resultados foram confrontados com a percepção de dirigentes do TCU, e com as características dos sujeitos estudados. Os resultados evidenciaram que a Educação Corporativa, quando se utiliza das NTICE na promoção de ações de capacitação impulsiona os processos de Gestão do Conhecimento, principalmente na conversão de conhecimentos tácitos em explícitos e na criação de espaços de construção coletiva do conhecimento. Como decorrência dos resultados, foi possível propor a criação do conceito “Organizações Informacionais”, assim como de um método e de uma tipologia para a classificação das organizações em relação a sua inserção na Sociedade Informacional. As implicações teóricas e práticas relativas aos resultados são discutidas no corpo deste estudo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractChanges in the world of labor demand, more and more, that the laborer is able to solve always more complex issues. This is a typicall phenomenon that occurs in Informational Societies, affecting not only the every day life, but specially working environments. The shrinkage between distances and the limits of space and time, the large volume of information to which we have access through communication networks, have changed te way rules are made and perceived in administrations and intervenes with a company's results. In this context, it is considered that Administrative Knowledge and Corporative Education are important strategies that are able to achieve the company's and employee's objectives. This study had the intention of verifying, if by adopting new informational technologies, communications and expressions along with Corporative Education, values are aggregated and situations of collectivity of production and consuption of knowledge, which can be revealed as positive to a company's objectives. The research model verified with workers of the Tribunal de Contas da União, that participated in actions of capacitation between july 2008 and july 2009, their impression of three central themes: NTICE, Corporative Education and Administrative Knowledge. The data was collected by a blog, that was in the Tribunal de Contas da União's network for three weeks. The data was then analysed and organized by a software called Hyper Research. The results were compared with the perception of TCU's managers, and the characteristics of the subjects studied. Results evidenced that the Corporative Education, when based on the NTICEs for capacity-building actions, promotes the processes of Knowledge Management, particularly in the conversion of tacit knowledge into explicit and creating spaces for collective construction of knowledge. As a consequence of the results, it was possible to propose the creation of the concept ‘Informational Organizations’ as well as a method and a typology for the classification of organizations in regard to its inclusion in the Informational Society. The theoretical and practical implications on verified outcomes are discussed throughout this study.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUm estudo sobre a relação entre o uso das NTICE na educação corporativa e a gestão do conhecimento de uma instituição pública : o caso do TCUen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordEnsino profissionalen
dc.subject.keywordGestão do conhecimentoen
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãoen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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