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ARTIGO_AmbivalenciaSociedadeInformacao.pdf33,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorDemo, Pedro-
dc.date.accessioned2011-05-24T12:54:16Z-
dc.date.available2011-05-24T12:54:16Z-
dc.date.issued2000-05-
dc.identifier.citationDEMO, Pedro. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/250/218>. Acesso em: 19 maio 2011. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652000000200005.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7986-
dc.description.abstractO texto discute a possibilidade da desinformação em processos informativos como componente intrínseco da comunicação humana. Em parte é fenômeno normal, por conta de dupla seletividade: nosso aparato perceptor capta o que lhe é viável captar, e cada sujeito capta de acordo com seus interesses. O problema está sobretudo na manipulação excessiva da informação, provocando efeitos imbecilizantes mais ou menos ostensivos. É o caso do advertising que pretende causar um tipo de influência imperceptível muito efetiva, porque se apóia em estratégias refinadas de conhecimento especializado. É fundamental preservar o ambiente crítico e autocrítico para poder reduzir e controlar a informação.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAmbivalências da sociedade da informaçãoen
dc.title.alternativeAmbivalence of the information societyen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordSociedade da informaçãoen
dc.subject.keywordGlobalizaçãoen
dc.subject.keywordManipulação da informaçãoen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652000000200005en
dc.description.abstract1This text argues the possibility of de-information in informative processes as an intrinsic component of the human communication. Partially it is a normal phenomenon due to double selectivity: our perceptive apparatus picks up what is viable to perceive, and each subject picks up according to his own interests. The problems lies mainly in the excessive manipulation of information, implying more or less ostensive "imbecilizing" effects. It is the case of advertising that pretends to produce a type of very effective non perceived influence, since it is based in refined strategies of expert knowledge. It is fundamental to preserve the critical and self-critical environment in order to be possible to reduce e control the manipulative information.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

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