Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8110
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_NaraBorgesBeu.pdf786,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPilati, Ronaldo-
dc.contributor.authorBeú, Nara Borges-
dc.date.accessioned2011-05-30T19:25:26Z-
dc.date.available2011-05-30T19:25:26Z-
dc.date.issued2011-05-30-
dc.date.submitted2010-09-03-
dc.identifier.citationBEÚ, Nara Borges. Motivações para o voluntariado empresarial : desenvolvimento de um instrumento de medida. 2010. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8110-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.en
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi validar um instrumento para aferir os fatores motivacionais do trabalho voluntário no contexto dos programas de voluntariado empresarial. Para tanto foram realizados dois estudos. O Estudo 1 foi um levantamento de aspectos relacionados ao trabalho voluntário, feito por meio da análise de conteúdo de entrevistas realizadas com sete voluntários. O Estudo 2 consistiu na elaboração e aplicação de duas escalas: o Inventário Funcional de Voluntariado Empresarial (IFVE) e a Escala de Suporte Organizacional para o Voluntariado Empresarial (ESOVE). O Estudo 2 contou com uma amostra de 588 empregados voluntários. Análises fatoriais exploratórias revelaram uma estrutura com sete fatores para o IFVE, a saber: “Benefícios pessoais” (α=0,82); “Relacionamento no trabalho” (α=0,84); “Religião” (α=0,81); “Família” (α=0,61); “Benefícios no trabalho” (α=0,75); “Valores” (α=0,81); e “Papel social” (α=0,79). A ESOVE foi composta de 5 itens e apresentou matriz unifatorial. Um só componente foi capaz de explicar 67% da variância dos itens. A análise de convergência do IFVE foi realizada com a aplicação da Prosocial Personality Battery (PSB). Os resultados apontaram correlação não significativa entre os fatores medidos pela PSB e pelo IFVE. Infere-se, portanto, que os instrumentos tratam de dimensões distintas. As escalas desenvolvidas e validadas no presente estudo, IFVE e ESOVE, também foram comparadas e não revelaram correlação entre seus fatores. Os resultados obtidos nesta pesquisa corroboram a literatura sobre motivações e antecedentes para o voluntariado e contribuem para a área específica do voluntariado empresarial. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe aim of this study was to validate an instrument to assess volunteer work motives in corporate volunteer programs. Two studies were developed to reach that goal. The first study, was developed to describe underlying aspects of volunteerism, based on seven interviews. The second study applied two different scales: the Inventário Funcional de Voluntariado Empresarial (IFVE) and the Escala de Suporte Organizacional para o Voluntariado Empresarial (ESOVE). This second study was developed with 588 volunteers. Exploratory factor analyses revealed seven factors for the IFVE, as following: “Personal benefits” (α=0,82); “Work relationship” (α=0,84); “Religion” (α=0,81); “Family” (α=0,61); “Work benefits” (α=0,75); “Values” (α=0,81); and “Social role” (α=0,79). The ESOVE was composed by 5 items and it has just one single factor, which explains 67% of the items variance. Convergence analyses for IFVE was performed using the Prosocial Personality Battery (PSB). The results showed that there is no correlation between the PSB and IFVE. It provide evidence that both scales concern distinct dimensions. The scales developed at the present dissertation, IFVE and ESOVE, were also compared and do not showed correlation among their factors. The results obtained at this project affirm the literature about volunteering motivation and antecedents as well as it contribute with the specific area of corpotate volunteer programs.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMotivações para o voluntariado empresarial : desenvolvimento de um instrumento de medidaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPsicologia industrialen
dc.subject.keywordTrabalho voluntárioen
dc.subject.keywordMotivação no trabalhoen
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.