http://repositorio.unb.br/handle/10482/8147
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_QuemNaoGeometra.pdf | 143,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | "Quem não é geômetra não entre!" : geometria, filosofia e platonismo |
Autor(es): | Cornelli, Gabriele Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira |
Assunto: | Filosofia Matemática Platonismo |
Data de publicação: | Jul-2007 |
Referência: | CORNELLI, Gabriele; COELHO, Maria Cecília de Miranda Nogueira. "Quem não é geômetra não entre!": geometria, filosofia e platonismo. Kriterion, Belo Horizonte, v. 48, n. 116, p. 417-435, dez./2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/kr/v48n116/a0948116.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2011. doi: 10.1590/S0100-512X2007000200009. |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar, a partir dos textos de Platão e de comentadores, a apresentação de argumentos a favor da utilização da matemática e da geometria como propedêutica à aprendizagem da filosofia, bem como investigar as reverberações da ontologia e da epistemologia platônicas nesse programa pedagógico. Pretende-se, ainda, apontar comparativamente similaridades entre crises nos fundamentos da matemática e seu impacto na concepção de racionalidade, tanto no universo grego antigo como na contemporaneidade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this paper is to analyze, based on Plato's and commentators' texts, the presentation of arguments for the use of mathematics and geometry as propaedeutics to philosophy learning, as well as to investigate the reverberations of platonic ontology and epistemology in this pedagogical program. The paper will also consider similarities between crises in the foundations of mathematics and the impact of these crises on the conception of rationality, both in ancient Greek universe and in contemporary world. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2007000200009 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons