Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8198
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_RaquelCantarelliVieiradaCunha.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartino, Luiz Cláudio-
dc.contributor.authorCunha, Raquel Cantarelli Vieira da-
dc.date.accessioned2011-06-03T20:21:22Z-
dc.date.available2011-06-03T20:21:22Z-
dc.date.issued2011-06-03-
dc.date.submitted2010-04-04-
dc.identifier.citationCUNHA, Raquel Cantarelli Vieira da. Os conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williams. 2010. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8198-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de comunicação, 2010.en
dc.description.abstractO trabalho analisa os conceitos de cultura e de comunicação em Raymond Williams, na tentativa de compreender as relações que se estabelecem entre o campo da Comunicação e os Estudos Culturais. Para tanto, é apresentado um breve panorama do campo da Comunicação e dos Estudos Culturais britânicos e também passa em revista os conceitos de cultura nas ciências sociais. São analisadas algumas das principais contribuições do pensamento de Williams – como sua proposição de Sistemas de Comunicação – os quais relacionamos com as mais destacadas correntes do campo da Comunicação. O trabalho critica a idéia de que os Estudos Culturais teriam superado o saber comunicacional, alargando e transformando o sentido do campo da Comunicação. Tal afirmação seria tão inapropriada quanto, em outro extremo, o emprego dos Estudos Culturais como “instrumento” útil, para pesquisadores em comunicação, no estudo da audiência. Uma das conclusões é que o conceito de comunicação em Williams seria um viés de investigação da cultura, portanto, um ponto de vista inverso ao do saber comunicacional, para o qual a cultura é um viés para o estudo da comunicação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work analyzes the concepts of culture and communication in Raymond Williams, in an attempt to understand the relationships established between the field of Communication and Cultural Studies In order to achieve this, it presents a brief overview of the field of Communication and British Cultural Studies and it also reviews the concepts of culture in social sciences. It considers some of the main contributions of the thought of Williams - and his proposal of Communication Systems - which we relate to the schools of the field of Communication. This work criticizes the idea that Cultural Studies would have outperformed the communication knowledge, extending and transforming the meaning of the field of Communication. Also inappropriate as is the other extreme, the use of Cultural Studies as a "tool" useful for researchers in communication, in audience studies. One of the conclusions is that the concept announced in Williams should be a bias in the investigating culture is therefore a point of view opposite to that of communication knowledge, for which culture is a bias for the studying of communication.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOs conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williamsen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCulturaen
dc.subject.keywordComunicação e culturaen
dc.subject.keywordTeorias da comunicaçãoen
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.