Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8361
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_MiguelAngeloPricinote.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano
Autor : Pricinote, Miguel Angelo
Orientador(es):: Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto:: Engenharia de tráfego
Transporte urbano
Confiabilidade (Engenharia)
Transportes - planejamento
Fecha de publicación : 14-jun-2011
Citación : PRICINOTE, Miguel Angelo. Metodologia para identificação da confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano. 2008. xv, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumen : Este trabalho se propõe a contribuir com desenvolvimento de uma abordagem conceitual com objetivo de elaborar uma metodologia que possibilite identificar a confiabilidade topológica da rede de transporte público urbano. Para tal, o ferramental teórico-conceitual relativo à rede de transporte - a confiabilidade – e, em especial, a rede de transporte público, são utilizados para a compreensão do objeto de estudo. Como metodologia, apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico e a revisão da literatura, incluindo o ferramental teórico-conceitual. A partir dessas referências é desenvolvida a metodologia para identificação da confiabilidade da rede de transporte público urbano com base na relação existente entre a função exercida pela rede e seus atributos. Por fim, a abordagem desenvolvida é aplicada ao estudo de caso feito nas redes do Distrito Federal e na cidade da Manaus-AM. Esse estudo foi feito a partir da função conectiva da rede por meio de quatro atributos: integração; acessibilidade; conectividade e a eficiência das conexões. O estudo de caso mostra a aplicabilidade da metodologia desenvolvida, assim como fornece indícios para identificar que existe uma relação entre a confiabilidade da rede de transporte público urbano e a formação e apropriação do espaço urbano no qual a mesma está inserida. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims at contributing through the development of a conceptual approach with objective elaborating a methodology that it makes possible to identify the topological reliability of urban transportation network. For such, relative the theoretician-conceptual tools about transportation network, reliability and urban transportation network are used for understanding the study object. As methodology, it is presented, initially, the theoretical and the revision of literature. From these references is developed the methodology for identification the reliability of the urban transportation network on the basis of enters the function exerted for the network and its attributes. Finally, the developed approach is applied to the study of case made in the networks of Federal District and in the city of Manaus-AM. This study it was made from the connective function of the network through four attributes of the net: integration; accessibility; connectivity and the efficiency of the connections. The case study it shows the applicability of the developed methodology, as well as it supplies indications to identify that a relation exists between reliability of urban transportation network and the formation and appropriation of the urban space in which the same one is inserted.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8361/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.