http://repositorio.unb.br/handle/10482/8466
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Chris_Alves_da_Silva_2010.pdf | 760,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Crianças e computadores : um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Chris Alves da |
Orientador(es): | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto: | Educação de crianças Pedagogia Tecnologia da informação Informática |
Data de publicação: | 20-Jun-2011 |
Data de defesa: | 31-Mar-2010 |
Referência: | SILVA, Chris Alves da. Crianças e computadores: um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | Em um momento em que a sociedade procura se integrar às novas tecnologias de
informação, comunicação e expressão, este estudo teve como objetivo principal
compreender a relação entre crianças e computadores considerando o uso da
informática na prática docente dos professores de educação infantil do Distrito
Federal, por meio da análise de situações em que o computador é empregado, da
identificação de sua inserção nas rotinas de trabalho e da abordagem das
posturas dos professores. Para tanto, em um primeiro momento, foram realizados
estudos teóricos sobre a educação infantil, a informática educativa e o uso dos
computadores pelos professores. Posteriormente, foram realizadas entrevistas,
com professores, nas quais se pôde identificar posturas profissionais que
caminham na linha tênue entre querer aprender a utilizar o computador na
educação infantil e crenças de incapacidade quanto a utilizar tal recurso em sua
prática pedagógica. Os professores revelaram insatisfações em relação ao uso do
computador que demonstram o desejo de superar suas limitações pedagógicas,
impactando, assim, suas práticas pedagógicas e formando redes de
aprendizagem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT In a time that society seeks to integrate new informational, communication and expression technologies, this study aimed to understand the relationship between children and computers considering the use of computers in pedagogical practices of early childhood education at Distrito Federal, Brazil. Specifically, this study aimed to analyze the situations of computer use, identifying its insertion in work routines and the teachers’ attitudes regarding their use. Therefore, at first, were conduct theoretical studies about early childhood education, computer education and use of computers by teachers. Subsequently, were conduct interviews with teachers, from which it was possible to identify professional attitudes that highlight a thin line between the motivation to learn to use the computer and the beliefs regarding the inability to use this feature in their teaching practices. The interviewed teachers reported dissatisfaction related to computer use that demonstrates the desire to overcome their pedagogical limitations, so that actually impacting their teaching practice and forming networks of learning. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.