Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8512
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_MaríliaMachadoGarciadeLima.pdf950,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O problema da transfiguração do indígena no romance nacional : tradição literária em Iracema de José de Alencar e Maíra de Darcy Ribeiro
Autor : Lima, Marilia Machado Garcia de
Orientador(es):: Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto:: Ribeiro, Darcy, 1922-1997
Literatura brasileira - história e crítica
Índios - personagens literários - Brasil
Fecha de publicación : 21-jun-2011
Citación : LIMA, Marília Machado Garcia de. O problema da transfiguração do indígena no romance nacional : tradição literária em Iracema de José de Alencar e Maíra de Darcy Ribeiro. Dissertação (Mestrado em Literatura e Práticas Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : A representação do indígena tem uma tradição já consolidada na literatura brasileira. O procedimento literário utilizado para essa representação é chamado de transfiguração. A transfiguração do indígena é explicada por Antonio Candido (1918-) como dentro do contexto da literatura romântica brasileira do século XIX, mas, que, posteriormente, tornase uma tradição, com suas semelhanças e diferenças. Um dos maiores escritores do Romantismo literário brasileiro é José de Alencar (1829-1877), e parte de sua obra é dedicada à temática indígena. Portanto, é analisada a obra Iracema (1865) dentro do contexto de transfiguração sugerido por Candido. Outra grande obra da Literatura Brasileira sobre a temática indígena é Maíra (1976), de Darcy Ribeiro (1922-1997), em que também ocorre transfiguração, demonstrando, assim, uma tradição consolidada do sistema literário brasileiro. Porém, uma transfiguração diferente da que acontece em Iracema. Maíra se aproxima do contexto literário que Candido chama de super-regionalismo, ou seja, uma superação do regionalismo, que, com relação à transfiguração do indígena, constitui-se como uma explosão conceitual do que era a figuração do indígena no Romantismo brasileiro e questiona o papel atribuído ao índio pela literatura de justificar ideologicamente a invenção de um passado glorioso para o país. Temos, então, em Maíra, uma Iracema negativa e questionadora da colonização. Portanto, partimos de uma “consciência amena do atraso”, termo esse também definido por Candido, em Iracema, na época da Independência brasileira, em que se tinha como objetivo a formação da nação, e chegamos a uma “consciência catastrófica do atraso”, em Maíra, em que há consciência dos problemas estruturais brasileiros. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The representation of the Indian has a tradition already consolidated in Brazilian Literature. The literary procedure used for this representation is called transfiguration. The transfiguration of the Indian is explained by Antônio Cândido (1918) as within the context of Brazilian romantic literature of the XIX century, but, that, later becomes a tradition, with their similarities and differences. One of the greatest Brazilian authors of literary romanticism is José de Alencar (1829-1877), who dedicated part of his literary compositions to indigenous themes. Therefore, the literary composition Iracema (1865) is thus analysed within the context suggested by Cândido. Another great literary composition of Brazilian literature about indigenous themes is Maíra (1976) by Darcy Ribeiro (1922- 1977), in which transfiguration also occurs, thus showing a consolidated tradition of the Brazilian literary system. Howevekr, different to the transfiguration which takes place in Iracema, Maíra is within a context that Cândido calls super-regionalism, or, the overcoming of regionalism. A conceptual explosion of what was the Indian figuration in Brazilian romanticism for an Indian that no longer has the role of ideological justification of a once glorious past. So we find in Maíra an Iracema that is not only negative but questions colonization. Thus, we move from a “light conscience of delay”, a term which was also defined by Cândido in Iracema, after the Brazilian independence, a time during which the aim was to form the State-nation, to a “catastrophic conscience of delay” in Maíra, in which there is a consciousness of the Brazilian structural problems.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria literária e literturas, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8512/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.