http://repositorio.unb.br/handle/10482/8542
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2010_AnaPaulaAntunesMartins.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise dos impactos das condições do transporte escolar rural no rendimento escolar dos alunos |
Autor(es): | Martins, Ana Paula Antunes |
Orientador(es): | Shimoishi, José Matsuo |
Assunto: | Transporte escolar rural Rendimento escolar - avaliação |
Data de publicação: | 21-Jun-2011 |
Data de defesa: | 26-Mar-2010 |
Referência: | MARTINS, Ana Paula Antunes. Análise dos impactos das condições do transporte escolar rural no rendimento escolar dos alunos. 2010. xi, 118 f. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em analisar os impactos das condições do transporte escolar rural (TER) no rendimento escolar dos alunos através de 2 critérios de avaliação, quais sejam: (i) variáveis do TER; e (ii) médias escolares dos alunos. As variáveis são levantadas a partir da revisão bibliográfica, que enfatiza, principalmente, os longos tempos de viagem, as distâncias percorridas, aspectos físicos do transporte e as condições das vias. Considerando tais informações, instrumentos de avaliação são desenvolvidos – 2 formulários e 2 questionários – e aplicados a alunos, professores e condutores de transporte com o ensejo de levantar os dados que caracterizem o deslocamento dos alunos até a escola, bem como o comportamento deles em sala de aula após viagem no transporte escolar. O questionário referente aos alunos aborda os seguintes aspectos: (i) avaliação das condições de deslocamento, tanto no trajeto até o ponto de embarque, quanto no deslocamento até a escola e (ii) identificação de possíveis indisposições devido ao deslocamento até a escola. Já o questionário referente aos educadores aborda assuntos como: (i) freqüência escolar; (ii) pontualidade; (iii) assiduidade; indisposições geradas pela viagem no TE; (iv) tempo de viagem; e (v) disponibilidade para estudarem em casa. Por conseguinte, os formulários fazem o levantamento das informações referentes à caracterização do veículo escolar e da rota realizada por ele. Para aplicação dos instrumentos de avaliação e análise dos impactos, propõe-se uma metodologia, cuja aplicação se deu através de um estudo de caso realizado no município de Anápolis (GO), composta por 4 etapas de procedimentos: (i) definição da área de estudo; (ii) definição da amostra; (iii) coleta de dados; e (iv) análise dos dados coletados. A análise de dados é dividida em 3 etapas: (i) caracterização do TER da área de estudo; (ii) análise das informações de deslocamento dos alunos de casa até a escola; e (iii) avaliação do rendimento escolar em função das características de deslocamento dos alunos. Por fim, realiza-se uma regressão múltipla entre os critérios mencionados anteriormente para saber se o rendimento escolar dos alunos sofre influência de suas características de deslocamento. O resultado mostra não haver associação significativa entre esses elementos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this study is to analyze the impacts of rural school transport (RST) conditions in the performance of pupils through two evaluation criteria, namely: (i) RST variables, and (ii) students' average grades. Variables are raised based on the literature review, which mainly emphasizes the long travel times, travel distances, physical aspects of transportation and road conditions. Considering these data, assessment tools are developed – two forms and two questionnaires - and applied to students, teachers and the bus drivers. The purpose is to collect data which can be used to characterize the students' displacement towards school, as well as their behavior in classrooms after school bus travel. The questionnaire concerning students refers to the following aspects: (i) assessing displacement conditions, both on their way to the bus stop and in reaching school, and (ii) identification of possible ailments due to bus journey until school. On the other hand, the questionnaire relating to educators addresses issues such as: (i) school attendance, (ii) punctuality, (iii) diligence, ailments caused by the bus travel, (iv) travel time, and (v) willingness to study at home. Forms collect information relating to characterization of the school vehicle and its held route. In order to make use of assessment instruments and analysis of impacts, it is proposed a methodology, whose application is made through a case study in Anápolis (GO), and it consists of 4 procedure stages: (i) defining the area to be studied, (ii) defining the sample, (iii) data collection, and (iv) analysis of collected data. Data analysis is divided into 3 stages: (i) RST characterization of the studied area, (ii) analysis of students' displacement information from home to school, and (iii) evaluation of the academic performance considering students' displacement characteristics. Finally, it is performed a multiple consideration among the previously mentioned criteria to determine whether the pupils' performances suffer any influence regarding their displacement characteristics. As a result, there is no significant association among these elements. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2010. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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