Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8653
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LisianeGonçalvesBittencourt.pdf742,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo da sonolência diurna excessiva e da atenção em motoristas de transporte coletivo urbano
Autor(es): Bittencourt, Lisiane Gonçalves
Orientador(es): Vegas, Carlos Alberto de assis
Assunto: Sono
Motoristas
Data de publicação: 27-Jun-2011
Referência: Bittencourt,Lisiane Gonçalves. Estudo da sonolência diurna excessiva e da atenção em motoristas de transporte coletivo urbano. 2011. 51 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Objetivo: Estudar a sonolência diurna excessiva dos motoristas de transporte coletivo urbano e quantificar o grau de atenção dos mesmos. Método: Estudo descritivo, tipo transversal, com amostra por conveniência de 404 motoristas divididos em grupos de 30 a 40 cada, de Brasília e Florianópolis. Para a avaliação desses profissionais, aplicou-se o Questionário de Sono, a Escala de Epworth, o Teste de Atenção Difusa (TADIM) e o Teste de Atenção Concentrada (TACOM-A). Resultados: 404 motoristas foram testados, sendo 300 de Brasília e 104 de Florianópolis. Quanto à circunferência do pescoço, observou-se que a dos motoristas de Brasília era menor do que a dos de Florianópolis, com diferença estatisticamente significativa (p = 0,02). Ao se compararem as variáveis idade, peso, altura, índice de massa corpórea e TADIM, não se verificaram diferenças estatisticamente significantes entre os motoristas das duas cidades (p < 0,05). Quanto à Escala de Epworth, percentualmente, mais motoristas de Brasília apresentaram sonolência excessiva (p = 0,0001). No TACOM-A, os motoristas de Brasília mostraram significativamente menos atenção concentrada do que os de Florianópolis (p = 0,0001). Das variáveis estudadas, não houve correlação entre a Escala de Sonolência de Epworth, a idade e os testes de atenção. Conclusão: O presente estudo constatou um grande número de motoristas sonolentos e desatentos. No que diz respeito às variáveis antropométricas, apenas a circunferência do pescoço se mostrou estatisticamente diferente, porém, entende-se que essa diferença não apresenta relevância clínica. Encontraram-se, também, “divergências estatísticas significativas” na sonolência diurna excessiva e na atenção concentrada entre os motoristas avaliados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Objective: Study excessive daytime sleepiness of public transport drivers and quantify their level of attention. Method: Descriptive transversal study of a convenient 404-driver sample divided into groups with 30 to 40 drivers each from Brasilia (Federal District) and Florianopolis (Santa Catarina state). For the evaluation of these professionals the following tools were used: Sleep Questionnaire, Epworth Scale, Diffused Attention Test (TADIM), and Concentrated Attention Test (TACOM-A). Results: Of the 404 drivers tested, 300 were from Brasilia and 104 from Florianopolis. It was observed that Brasilia drivers' neck circumference was smaller than that of the drivers from Florianopolis, showing a statistically significant difference (p = 0.02). No statistically significant difference was found between the two cities regarding their drivers' age, weight, height, body mass index and TADIM (p < 0.05). Relatively, more drivers from Brasilia showed excessive sleepiness in the Epworth Scale (p = 0.0001). As to TACOM-A, the same drivers presented significantly less concentrated attention than the ones from Florianopolis (p = 0.0001). From all the variables considered in the study, there was no correlation between the Epworth Sleepiness Scale, the age and the attention tests. Conclusion: The study pointed out a great number of sleepy and distracted drivers. Among the anthropometric variables, only the neck circumference stood out as statistically divergent, but such a difference has no clinic relevance whatsoever. In addition, there were significant statistical differences in excessive daytime sleepiness and concentrated attention among the evaluated drivers.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, Mestrado em Ciências Médicas, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.