Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8688
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DeyseRangelCesar.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorCesar, Deyse Rangel-
dc.date.accessioned2011-06-27T19:45:14Z-
dc.date.available2011-06-27T19:45:14Z-
dc.date.issued2011-06-27-
dc.date.submitted2010-02-
dc.identifier.citationCESAR, Deyse Rangel. Satisfação no trabalho do docente de língua inglesa: um estudo exploratório na rede pública estadual de Palmas - TO. 2010. xiv, 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8688-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.en
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal analisar aspectos da atividade docente que na percepção dos professores de língua inglesa do ensino médio favorecem relações de satisfação com o seu trabalho. Os sujeitos da pesquisa foram quarenta e dois professores de língua inglesa que atuam no ensino médio, lotados em unidades escolares da rede pública estadual de Palmas - TO, de ambos os sexos, com diferentes idades e formação inicial, assim como diversificado grau de escolaridade e tempo de serviço. O método utilizado denomina-se exploratório com predomínio da análise quantitativa e considerações qualitativas. Para esta investigação foi utilizada uma escala de mensuração da satisfação no trabalho docente, validada por Stürmer (2004), composta por vinte itens referentes às dimensões - educacional, didático-pedagógica, institucional e profissional/relacional. Os itens deste instrumento foram respondidos de acordo com uma escala do tipo Likert de quatro pontos que varia de 1(nada satisfeito) a 4(muito satisfeito). Foram realizadas análises estatísticas descritivas e, também, foi feito um tratamento estatístico dos dados, utilizando-se o Programa SAS System; o método empregado foi do agrupamento em Cluster Analysis.Os resultados revelam a existência de maior grau de satisfação dos professores cujo tempo de docência está entre 7 a 18 e, ainda, o elevado grau de satisfação no eixo profissional/relacional destacando maior satisfação dos professores com as relações que estes mantém com seus alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe main objective of the present study is to analyze aspects of the teaching activity that, in the perception of high school English teachers favor satisfaction relations with their work. The subjects of the research were forty-two teachers of English language who work in high schools, at school units in the state public network of Palmas - TO, of both sexes, with different ages and initial formation, as well as a diversified educational degree and time of service. The method used is called exploratory with a predominance of the quantitative analysis and qualitative considerations. This investigation used a scale for measuring the satisfaction in teaching work, validated by Stürmer (2004), comprising twenty items refering to the educational, didactic-pedagogical, institutional and Professional/relational dimensions. The Items of this instrument were answered according to a four points Likert-type scale which varies from 1 (not satisfied) to 4 (very satisfied). Descriptive statistical analysis were made and a statistical treatment of data was also made, using the SAS System Program; the method used was of grouping in Cluster Analysis. The results revealed the existence of a higher degree of teachers whose teaching time is between 7 and 18 and also the high degree of satisfaction in the Professional/relational factor, with emphasis to the higher satisfaction of the teachers with the relations they have with their students.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleSatisfação no trabalho do docente de língua inglesa : um estudo exploratório na rede pública estadual de Palmas - TOen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - satisfação no trabalhoen
dc.subject.keywordProfessores - língua estrangeiraen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.