Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/8764
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PoeticaConversaoNeorromantica.pdf190,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Poética de uma conversão neorromântica : o erotismo religioso de Murilo Mendes
Outros títulos: The poetics of Neoromantic conversion : Murilo Mendes’s religious eroticism
Autor(es): Tinoco, Robson Coelho
Assunto: Romantismo
Religião
Erotismo na literatura
Mulheres
Mendes, Murilo, 1901-1975
Data de publicação: Jul-2009
Referência: TINOCO, Robson Coelho. Poética de uma conversão neorromântica: o erotismo religioso de Murilo Mendes. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 34, p. 251-267, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/article/viewFile/1730/1542>. Acesso em: 21 jun. 2011.
Resumo: A poética neorromântica de Murilo Mendes (em O visionário, A poesia em pânico e Poesia liberdade) – também composta por um forte elemento erótico-religioso – baseia-se em aspectos espiritual-corpóreos que revelam, tanto quanto ocultam, marcas de um surrealismo singular. Nela, especialmente a mulher se define entre imagens e alegorias construídas sobre uma base temática em que o plurissentido de altar católico (impresso na fé dogmática) se completa no desenho curvilíneo das formas femininas (impresso no desejo físico). Tal poética, apresentada como parte integrante da literatura brasileira desde 1930, constrói-se por meio desse neorromantismo – tão lírico quanto moderno – que leva o poeta a enfrentar, questionar e desvendar o mundo (seu e de “suas” mulheres) no que possui de lirismo e(m) sensualidade, erotismo e(m) religião. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The neoromantic poetics of Murilo Mendes (in O visionário, A poesia em pânico and Poesia liberdade) – also composed of a strong erotic-religious component – relies in spiritual-physical aspects that reveal as much as hide, as marks of a unique surrealism. In this poetics, the woman is especially defined between images and allegories built on a thematic basis on which the catholic altar and its multiple meanings (printed on dogmatic faith) complete itself in the curvilinear design of feminine forms (printed on the physical desire). This poetic, presented as part of the Brazilian literature since 1930, is being built through this neoromanticism – as lyrical as modern – that leads the poet to confront, to question and to discover the world (his and his women’s) as has of lyricism and (in) sensuality, eroticism and (in) religion.
Licença: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/index. Acesso em: 06 abr. 2012.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons