Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8851
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MariaEmanuelePereiraCosta.pdf851,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A interdisciplinaridade na construção da leitura : um caminho para o letramento
Outros títulos: Interdisciplinarity in the construction of reading : a way to literacy
Autor(es): Costa, Maria Emanuele Pereira
Orientador(es): Bortone, Márcia Elizabeth
Assunto: Prática de ensino - leitura
Letramento
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Leitura
Data de publicação: 1-Jul-2011
Referência: COSTA, Maria Emanuele Pereira. A interdisciplinaridade na construção da leitura: um caminho para o letramento. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta dissertação apresenta estudo sobre práticas pedagógicas interdisciplinares em leitura, observando a implementação das redes de projetos e de aulas de literatura em uma escola da rede particular de ensino do Distrito Federal. A pesquisa foi norteada pela metodologia qualitativa, utilizando-se de pressupostos da pesquisa-ação e da observação participante para a coleta de dados. A fundamentação teórica é baseada em estudos do letramento, da leitura e da interdisciplinaridade. Na pesquisa, são analisadas a organização e a prática da equipe de docentes em prol de uma metodologia interdisciplinar com vistas ao letramento e, também, as estratégias adotadas pela professora de literatura do ambiente pesquisado, destacando a contribuição da proposta da escola para a leitura dos textos do gênero literário. Com este estudo, espera-se promover a reflexão pela importância das práticas de ensino que sugerem contrapor a fragmentação do conhecimento à interdisciplinaridade, entendendo que a leitura é um conteúdo comum a todas as disciplinas e, por isso, um eficiente meio de proporcionar aos educandos o fortalecimento do processo de letramento e de aquisição da proficiência leitora. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study deals with interdisciplinary practices in reading related to net projects and classes in a private school in Brasília, Distrito Federal. The research was orientated by the qualitative methodology using the background and observation in class of this teacher for data collecting. The theory is based on studies of literacy, reading and interdisciplinarity. In this research, the organization and practice of the teachers’ team are analyzed in favor to an interdisciplinary methodology related to literacy, and also the strategies used by the literature teacher in the researched class added to the school’s reading choices of text. In this study, I hope to promote a reflection of the importance of teaching practices that suggest breaking in pieces the interdisciplinary knowledge, making the reading process a common subject to all subjects. It is an efficient way to promote to the students the strength in the process and proficiency in reading.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2009.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons