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Título: Efeitos do treino discrimininativo com resposta de seleção ou de tocar teclado sobre a leitura musical
Autor(es): Filgueiras, Janaina Tauchen Quesado
Orientador(es): Hanna, Elenice Seixas
Assunto: Discriminação condicional
Leitura recombinativa
Estímulos musicais
Teclado
Data de publicação: 1-Jul-2011
Referência: FILGUEIRAS, Janaina Tauchen Quesado. Efeitos do treino discrimininativo com resposta de seleção ou de tocar teclado sobre a leitura musical. 2011. viii, 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse estudo avaliou o efeito de treinos discriminativos com resposta de seleção ou tocar teclado sobre a aprendizagem de leitura musical. Como estímulos musicais, utilizou-se sequências de notas nas modalidades: som (A), partitura (B) e desenho do teclado (C). Doze crianças participaram de duas fases experimentais que intercalavam treinos e testes. Metade dos participantes realizou a Condição Selecionar (treino de resposta receptiva) e a outra metade, a Condição Tocar (treino de resposta produtiva). Na Fase 1, de ambas as condições, eram ensinadas duas relações AC e duas BC e, na Fase 2, eram adicionadas mais duas relações AC e duas BC aos treinos. Nos treinos com estímulos auditivos (AC) nas fases 1 e 2, o número de tentativas até o critério foi maior do que nos treinos com estímulos visuais (BC) para os participantes nas duas condições. Após os Treinos AC e BC, eram realizados Treinos Mistos (CRF e VR). Ao final de cada fase avaliava-se a emergência de novas relações com estímulos que foram treinados e com estímulos que recombinavam as notas utilizadas no treino, e o tocar no teclado diante de estímulos dos conjuntos A, B e C. Nos testes de Seleção e no Teclado houve um aumento significativo no desempenho após os treinos para os participantes das duas condições. No entanto, apenas para o Teste no Teclado observou-se o efeito do tipo de treino, com os participantes que aprenderam a tocar teclado mostrando ganhos maiores do que aqueles treinados a escolher estímulos de acordo com o modelo. Ambos os procedimentos mostraramse eficazes para o ensino de leitura musical e podem contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias associadas a tal. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigated the effects of discriminative training with selective response or keyboard playing over musical literacy learning. As for musical stimuli, sequences of notes on the following varieties were used: sound (A), treble clef (B), and piano keyboard picture (C). Twelve children participated in a two-phased experiment which intercalated tests and training. Half the participants were exposed to the Selection Condition (receptive-response training) and the remaining, to the Keyboard Condition (productive-response training). Two AC and two BC relations were taught for both conditions in Phase 1, where two additional AC and BC relations were further included to the training in Phase 2. Regarding auditory stimulus training (AC) on both Phases 1 and 2, the number of attempts necessary to meet the criteria was higher than visual stimulus training (BC) for participants on both conditions. After AC and BC Training, Mixed Training (CRF and VR) was performed. At the end of each phase the emergence of new relations to trained stimuli was evaluated, and also for stimuli recombining notes used during training sessions and playing at the keyboard when exposed to stimuli of A, B and C sets. Participants exposed to the two conditions revealed a significant performance improvement on both Selection and Keyboard Tests after training. Nevertheless, the effect of the training type was observed only for the Keyboard Test, as participants learning to play the keyboard displayed higher gains than those trained to choose stimuli matching to the model. Both procedures indicated effectiveness for the teaching of musical reading skills and so can contribute for the development and improvement of technologies associated to that.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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