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dc.contributor.advisorVieira, Josênia Antunes-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Tobias da-
dc.date.accessioned2011-07-06T12:25:26Z-
dc.date.available2011-07-06T12:25:26Z-
dc.date.issued2011-07-06-
dc.date.submitted2006-04-06-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Tobias da. Tribunais de Contas: a visão da mídia impressa. 2006. xiv, 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8929-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.en
dc.description.abstractA pesquisa “Tribunais de Contas: a visão da mídia impressa” investiga o discurso da Mídia Impressa sobre o modo de escolha dos membros dessas instituições, com a finalidade principal de observar a identidade construída. Analiso textos publicados em vários jornais diários e em uma revista especializada, no período de 2000/2001 e 2003/2004. Para verificar o possível impacto social dessas publicações, escolhi como pontos norteadores a Análise de Discurso Crítica - ADC, principalmente em Fairclough (1995a, 2001 e 2003), e a Teoria Social da Mídia de Thompson (2002a e 2002b), Fairclough (1995b). A ideologia foi vista principalmente em Althusser (2001), van Dijk (1993, 1996 e 2001) e Thompson (2002a). O conceito de identidades foi abordado segundo Hall (2003), van Dijk (2001) e Silva (2002). A análise realizada permitiu verificar que, em grande parte, o discurso da Mídia Impressa tem caráter ideológico. Embora de maneira explícita o discurso seja de resistência e de mudança do status quo, principalmente do modo de escolha do membros dos Tribunais de Contas, o léxico utilizado e a escolha de participantes propicia a perpetuação do estado atual das coisas, da assimetria de poder. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe research “Tribunais de Contas: a visão da mídia impressa” investigates the Press discourse about the way of choosing members of those institutions, with the main intention of observing the identities formed in that discourse. I am analysing texts published in several daily newspapers, during the period of 2000/2001 and 2003/2004, and in a especialized monthly magazine. To verify the possible social impact of these publications, I chose as basis for this work the Critical Discourse Analysis, mainly in Fairclough (1995a, 2001 and 2003), and the Midia Social Theory in Thompson (2002a and 2002b) and Fairclough (1995b). Ideological aspects were observed in Althusser (2001), van Dijk (1993, 1996 and 2001) and Thompson (2002a). The concept of identities was brought about according to Hall (2003), van Dijk (2001) and Silva (2002). The analysis allowed the verification that most of the discourse of the Press is ideological. And although in an explicit way the discourse of the Mídia is one of resistency and of change of the status quo, mainly regarding to the way the members of TCU are chosen, the words used and the choice of participants contributes to the perpetuation of the same status of unbalanced power in society.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTribunais de Contas : a visão da mídia impressaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordRedação técnicaen
dc.subject.keywordAnálise do discursoen
dc.subject.keywordTribunal de Contasen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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