Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9037
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_SuzanadeSouzaGuedes.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaptista, Joice de Aguiar-
dc.contributor.authorGuedes, Suzana de Souza-
dc.date.accessioned2011-07-13T20:37:16Z-
dc.date.available2011-07-13T20:37:16Z-
dc.date.issued2011-07-13-
dc.date.submitted2010-06-29-
dc.identifier.citationGUEDES, Suzana de Souza. Experimentação no ensino de ciências: atividades problematizadas e interação dialógicas. 2010. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9037-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biologicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2010.en
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar a importância do uso das atividades experimentais em contexto e condições reais do ensino de ciências no nível fundamental II. A perspectiva foi pensar tal prática como uma abordagem de ensino que se condiciona mais à natureza epistemológica do conhecimento do que a fatores contextuais e institucionais. A partir da reflexão na ação, emergiu as concepções acerca da natureza da ciência e do ensino experimental, destacando-se em relação às atividades experimentais, o papel que desempenham, as contribuições no processo de ensino-aprendizagem, os desafios a serem enfrentados e os equívocos relacionados. Apresenta-se uma alternativa, contrapondo-se ao tipo de atividade antes utilizada, agora baseada na problematização, com intuito de tornar as atividades dialógicas na perspectiva de Paulo Freire. Foram propostas atividades problematizadas, abordando os temas água e ar para estudantes do 6º ano do ensino fundamental II, com metodologia que instigou a busca de soluções através das ações, das reflexões e do diálogo. Esta proposta promoveu a participação dos alunos propondo explicações para os fenômenos estudados, permitiu a modificação e/ou reelaboração de ideias e pontos de vistas e estabeleceu conexões entre os saberes cotidianos e científicos. Desta forma, transformou-se o contexto de sala de aula em palco de aprendizagens para alunos e professora, em que todos foram igualmente sujeitos no processo. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe purpose of the present study was to investigate the importance of using experimental activities in the context and real situations of science teaching in Junior High School. The perspective was to think of such practice as a teaching approach that is more conditioned to the epistemological aspect of knowledge than to the contextual and institutional aspects. Ideas about the nature of science and experimental education emerged from the results of the research study, especially regarding experimental activities and their role, contributions to the teaching and learning process, the challenges that must be faced, and related misconceptions. An activity opposite to the type of activity previously used was presented. This alternative was based on questioning with the intention of producing activities in the dialogue-related perspective of Paulo Freire. Activities with the problem format, which addressed the subjects of water and air, were proposed to 6th grade students. This method instigated the students to search for solutions through actions, discussions and dialogue and also instigated their participation in proposing explanations for the studied phenomena, allowing the modification and/or re-elaboration of ideas and points of view and the establishment of connections between everyday and scientific knowledge. Therefore, the classroom context was modified into a stage for the learning of students and teachers, who were equals in this process.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleExperimentação no ensino de ciências : atividades problematizadas e interação dialógicasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCiência - experiências - biologiaen
dc.subject.keywordPrática de ensino - química experimental - físicaen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.